Abstract:
A presente dissertação se insere na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.
Esse trabalho tem como objetivo investigar as abordagens teóricas relativas ao ensino e à
aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio apresentadas por autores de dissertações e
teses defendidas em Programas de Pós-Graduação situados no Brasil na perspectiva da
identificação de desafios e possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem da língua inglesa
no ensino médio, por meio dos descritores Língua Inglesa Ensino Médio; Ensino de Língua
Inglesa; Aprendizagem de Língua Inglesa. Foram selecionadas pesquisas defendidas a partir de
2019 até 2023. É uma pesquisa teórica, qualitativa, do tipo bibliográfica, inserida na Linha de
Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade La Salle. O corpus investigativo está composto de
seis dissertações e dois artigos a respeito da temática. Para a análise, foi aplicada a técnica de
Análise de Conteúdo de Bardin (2008), que inclui as etapas: pré-análise, exploração do material
e tratamento de resultados. Ao examinar essas pesquisas, foram identificadas diversas
perspectivas e desafios inerentes ao ensino do inglês referente a este nível educacional. Assim,
os resultados obtidos revelam a significativa importância do estudo do idioma inglês para os
alunos do ensino médio, além de fornecer habilidades linguísticas essenciais, visto que a
aprendizagem da Língua Inglesa auxilia os estudantes a enfrentarem os desafios presentes em
uma sociedade cada vez mais globalizada. Destaca-se também o papel fundamental do ensino
de inglês no desenvolvimento de competências comunicativas, cognitivas e sociais dos alunos.
A proficiência no idioma não apenas amplia suas capacidades de expressão e compreensão, mas
também promove uma maior consciência intercultural e habilidades de colaboração e trabalho
em equipe. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma abordagem pedagógica sólida e
contextualizada para o ensino do inglês no ensino médio. Investimentos em recursos
educacionais adequados, formação de professores qualificados e práticas de ensino inovadoras
são essenciais para garantir que os alunos possam maximizar os benefícios do aprendizado do
inglês e se preparar de forma eficaz para os desafios e oportunidades que encontrarão na
sociedade contemporânea.