Abstract:
A presente dissertação se insere na Linha de Pesquisa 1 – Formação de
Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade La Salle. A questão norteadora da pesquisa consiste em:
Como as teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2019 e 2023, abordam a
formação de professores de Língua Portuguesa? O objetivo geral é: Analisar as
abordagens das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre a formação de
professores de língua portuguesa entre 2019 e 2023. Os objetivos específicos são:
mapear as dissertações e teses defendidas entre 2019 e 2023, em Programas de
Pós-graduação brasileiros, localizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações – BDTD, cujo foco investigativo seja a formação de professores de
língua portuguesa; identificar as abordagens sobre a formação de professores de
língua portuguesa defendidas pelos autores das dissertações e teses selecionadas;
apresentar as contribuições das produções de conhecimentos as abordagens dos
pesquisadores sobre a formação de professores de língua portuguesa. Para a
fundamentação teórica foram utilizados alguns autores como: Nóvoa (1997, 2009,
2010, 2022), Tardif (2012), 2014), Charlot (2013), Zeichner (1993), Pimenta
(1996,1999, 2002), Scheibe (2008), Gauthier (2013), Saviani (2009), e outros. Foram
realizados mapeamentos na plataforma: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações – BDTD, a partir dos descritores; Formação de professores de língua
portuguesa; Formação de professores; Área de linguagens. Trata-se de uma
pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Por meio das
análises, podemos considerar que a discussão sobre a temática constitui fator
pontual em diversas pesquisas realizadas em nosso país e traz a reflexão de que
tanto os atuais, quanto os futuros professores e pesquisadores precisam estar
atentos aos trabalhos desenvolvidos e articulados no chão da escola, pois estão
partindo de formações aligeiradas centrada somente na formação técnica do
professor, visando o cumprimento de questões burocráticas e em muitos casos,
somente atender pré-requisitos sociais normativos, assim acabam anulando a
identidade docente e não contribuem com a preparação dos profissionais da
educação para atuar de forma autônoma. Isso tensiona o fazer educativo que
poderia estar a serviço de uma democratização. A presente pesquisa evidenciou que
na trajetória formativa são necessárias determinadas mudanças tanto nas formações
de professores quanto na conscientização dos mesmos no que diz respeito as
formações recebidas.