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A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tem como
problema de investigação: quais são as demandas formativas a serem
contempladas numa proposta de formação continuada para as professoras que
atuam na Educação Infantil de uma escola localizada em Manaus no Estado do
Amazonas, considerando a realidade do contexto escolar e os desafios
vivenciados por elas em suas práticas educativas cotidianas? Foi realizada em
uma escola de Educação Infantil, localizada em Manaus no Estado do Amazonas,
tendo como participantes nove professoras que exercem a docência nesta escola.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, se insere na linha de pesquisa Formação
de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação
em Educação da Universidade La Salle, realizado no formato de Mestrado
Interinstitucional entre a referida Universidade e a Faculdade La Salle Manaus.
Constituem o referencial teórico do estudo os dispositivos legais que orientam a
Educação Infantil e a formação dos respectivos professores, além de autores
referência como: Oliveira (2020), Freire (1987), Tardif (2002), Libâneo (2011),
entre outros nomes de grande importância para o estudo. Os dados, coletados
por meio de um questionário semiestruturado, foram analisados com base na
Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Após análise os
principais achados do estudo indicam que: as professoras enfrentam muitos
desafios durante a realização de suas práticas educativas cotidianas e apontaram
como sendo a principal demanda a falta de formação continuada adequada às
suas dificuldades e nestas a ausência de orientações claras sobre como trabalhar
efetivamente a inclusão de crianças com deficiências, além de formações que são
difíceis de aplicar no contexto real da sala de aula. Diante disso, visando auxiliar
as professoras, formulou-se uma proposta de um programa de formação
continuada para a escola pesquisada com foco na Educação Inclusiva, dividido
em seis módulos, suas principais temáticas são: introdução à educação inclusiva,
atendimento educacional especializado e estratégias pedagógicas para inclusão,
os quais relacionam teoria e prática, proporcionando um espaço de diálogo com
e entre os professores. E assim, espera-se que este trabalho contribua com a
prática educativa das docentes da Educação Infantil e também com o
desenvolvimento das crianças com diferentes necessidades, proporcionando um
ambiente educacional inclusivo. |
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