Abstract:
A formação inicial e continuada de professores de matemática desempenha um papel
fundamental na promoção do direito à educação de qualidade e, por conseguinte, na
garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana. Essa pesquisa se
enquadra na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias, e Práticas
Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle
e tem como objetivo geral investigar a contribuição da formação inicial e continuada
para práticas pedagógicas de professores de matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino
fundamental, no desenvolvimento da unidade temática números, de modo a facilitar
na transição dos anos iniciais para os anos finais. No cerne desse estudo, buscou-se
explorar as melhores práticas e abordagens utilizadas na formação de professores,
identificando os desafios e oportunidades enfrentados nesse processo.
Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso,
aprofundando a compreensão do assunto em análise através de análise documental
e questionário anônimo com professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos
do ensino fundamental. A pesquisa mostrou que a formação inicial e continuada de
professores de matemática é crucial para a implementação de práticas pedagógicas
eficazes, contribuindo significativamente para a compreensão dos conceitos
numéricos pelos alunos. Além disso, a formação contínua proporciona aos
professores ferramentas e estratégias que facilitam a transição dos alunos dos anos
iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Essas estratégias incluem a
atualização sobre novas metodologias de ensino, o desenvolvimento de habilidades
para lidar com a diversidade de aprendizes e a promoção de um ambiente colaborativo
entre educadores. Dessa forma, a formação contínua não apenas aprimora as
competências dos professores, mas também promove um aprendizado mais coeso e
integrado para os alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a
melhoria constante da formação desses profissionais, de modo a garantir que cada
discente tenha acesso a uma educação matemática de alta qualidade, estabelecendo
assim as bases para seu sucesso acadêmico e pessoal.