Abstract:
A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de
práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no
Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para
ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da
seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O
referencial teórico está alicerçado em três eixos estruturantes, a saber: Tecnologias
Assistivas (Rita Bersh, Margarete Terezinha de Andrade Costa, José Manuel Moran);
Inclusão (Romeu Sassaki, Maria Teresa Égler, Amartya Sen e Martha Nussbaum, e
Ações Formativas: Comunidades de Aprendizagem (António Nóvoa). O contexto do
estudo é a rede de ensino municipal da cidade de Canoas/RS, tendo como
participantes os professores do AEE. Os dados, foram coletados por meio de
questionários, discussões de grupo e conversas aprofundadas. Foram analisados por
meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, chegando à conclusão
de que comunidades promovem o crescimento coletivo por meio de um trabalho
colaborativo, no qual cada participante é protagonista e desempenha um papel
essencial.