Abstract:
O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no
Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta
efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o
aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas,
Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia
da pesquisa de desenvolvimento (design-based research), culminando na criação de
um produto educativo digital e de acesso aberto, disponível para educadores que
desejem aplicá-lo em seus contextos escolares. A partir da questão investigativa
sobre como as letras e performances dos sambas-enredo podem contribuir para a
promoção de competências e aprendizagens significativas, o estudo constrói um
percurso didático fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, nas
pedagogias de Paulo Freire, na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, nas
contribuições de José Carlos Libâneo e em estudos sobre o samba de autores como
Luiz Antônio Simas e Alberto Mussa. A justificativa nasce da percepção do
desinteresse estudantil, acentuado no pós-pandemia, e da urgência em valorizar a
cultura popular no ambiente escolar. Como resultados esperados, destaca-se que a
proposta não se limita à fixação de conteúdos, mas visa estimular a autonomia, a
investigação e a experiência criativa dos estudantes. A diversidade temática dos
sambas-enredo permite abordagens interdisciplinares e culturalmente sensíveis,
promovendo aprendizagens que transcendam o conteúdo formal. Acredita-se que o
trajeto da aprendizagem, mais do que o produto final, seja o principal valor
educativo, incentivando uma prática docente ética, democrática e comprometida
com o protagonismo dos alunos.