Abstract:
O estudo de pesquisa está situado na linha 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas
Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O
estudo focaliza a relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem
das crianças, analisando a produção científica brasileira entre 2020 e 2023. O objetivo
deste estudo foi investigar como a participação da família nos processos ensino e
aprendizagem de crianças foi abordada em dissertações e teses defendidas no Brasil. O
estudo busca compreender como as pesquisas acadêmicas brasileiras, no período
mencionado, trataram da relação entre família e escola no contexto da aprendizagem das
crianças. Além disso, o estudo visa identificar os principais desafios e estratégias
discutidos na literatura para fortalecer a colaboração entre família e escola. A proposta
do estudo, está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, foi feita uma discussão
teórica sobre o tema, a partir de autores em recortes de dissertações e teses. Com esses
autores, buscou-se elementos que fundamentaram as discussões sobre as publicações
selecionadas. No segundo capítulo, foi explicada e detalhada a metodologia de pesquisa,
e no terceiro capítulo apresentou-se o mapeamento das publicações e a discussão dos
dados coletados. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Os
trabalhos identificados na BDTD oferecem uma base sólida para contextualizar e
fundamentar o estudo de pesquisa em desenvolvimento, permitindo uma compreensão
mais aprofundada das abordagens, metodologias e resultados previamente obtidos por
outros pesquisadores. A revisão de literatura revela que o apoio e o acompanhamento dos
pais nas atividades escolares contribuem significativamente para a motivação e o sucesso
acadêmico das crianças. Diversos estudos apontam que a comunicação eficaz entre
professores e pais, assim como a participação ativa dos familiares em eventos e reuniões
escolares, são fatores essenciais para criar um ambiente propício ao aprendizado. Além
disso, a literatura sugere que as famílias que estabelecem rotinas de estudo, fornecem
recursos educacionais e incentivam a leitura em casa, promovem uma melhor
compreensão e retenção dos conteúdos ensinados na escola. A presença de um ambiente
familiar que valorize a educação e estimule o interesse pelo conhecimento também é
mencionada como um componente vital para o desenvolvimento cognitivo e emocional
da criança. No entanto, o estudo também identifica desafios, como a falta de tempo dos
pais devido a jornadas de trabalho extensas, a baixa escolaridade dos familiares e a
ausência de políticas públicas que incentivem a integração família-escola. O estudo
sugere que estratégias de apoio e programas de formação para pais podem ser soluções
viáveis para superar essas barreiras. Em conclusão, a revisão de literatura enfatiza que a
participação da família no processo de aprendizagem da criança é um fator crucial para o
seu desenvolvimento. A colaboração entre escola e família deve ser fortalecida para
proporcionar um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes,
promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o crescimento pessoal e
social.