Abstract:
A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à
incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis
contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão
analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado
entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024.
Metodologicamente, será realizado levantamento bibliográfico, fazendo uso de
referenciais apresentados por estudiosos e pesquisadores que versam reflexões de
grande valia sobre as TDIC, sua inclusão junto ao ensino médio, o contexto
apresentado e incorporado às Humanidades Digitais e as perspectivas encontradas.
O corpus investigativo da pesquisa será constituído por 23 produções, localizadas
na base de dados disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior – CAPES, a fim de responder ao questionamento de como a
abordagem das Humanidades Digitais pode contribuir para o uso das Tecnologias
Digitais da Informação e de Comunicação (TDIC) no Ensino Médio brasileiro. Este
estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e, almeja-se
que os resultados do estudo contribuam para discussões temáticas sobre as
Humanidades Digitais e suas contribuições para a área da educação, que tem em
seu cotidiano a superação de desafios de formação de pessoas que serão inseridas
em uma sociedade que está em constante evolução e tem em seu contexto a
indissociabilidade do digital e físico, do real e virtual.