Abstract:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 positiva o direito à educação
juntamente com um conjunto de demais direitos essenciais à dignidade humana. A
partir dos anos noventa, com o intuito de monitorar e aferir a qualidade educacional,
ações tais como a instituição de sistemas de avaliação externa e indicadores de
qualidade foram implantados em vários países, entre eles o Brasil. O desempenho
das redes públicas de ensino nestes indicadores de qualidade implica no destino de
recursos para os sistemas de ensino, requerendo que os integrantes da equipe de
gestão escolar a proposição de estratégias a fim de assegurar que tal desempenho
seja satisfatório. Diante do exposto, a pesquisa teórica, do tipo bibliográfica, tem como
problema de investigação: Quais são os fundamentos, as contribuições e os desafios
da gestão escolar com foco em resultados para a efetividade do direito à educação de
qualidade, segundo os autores de dissertações e de teses defendidas em Programas
de Pós-graduação situados no Brasil, disponibilizadas no Catálogo de Dissertações e
Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no espaço
temporal de 1990 a 2023? Tendo presente os critérios de inclusão propostos, o corpus
investigativo está composto por 7 dissertações e 1 tese. Com base na Técnica Análise
de Conteúdo, proposta por Bardin, os conteúdos das dissertações e da tese são
categorizados em eixos temáticos estabelecidos a priori: a) Problemática investigativa
e procedimentos metodológicos adotados pelos autores das dissertações e da tese;
b) Pressupostos dos autores das dissertações e tese sobre a gestão escolar com foco
em resultados; c) Reflexões sobre as relações entre a gestão escolar com foco em
resultados e a efetividade do direito à educação de qualidade. No que se refere ao
direito à educação de qualidade, recorremos aos dispositivos difundidos pela
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
bem como aqueles que regulam a ação educativa na Educação Básica,
fundamentados no disposto na Constituição da República do Brasil. Com relação a
gestão escolar, apoiamo-nos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de
1996; na Resolução Nº 4, de 2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica e no disposto no Plano Nacional de Educação, para
o espaço temporal de 2014 a 2024. Igualmente, dialogamos com Lück, Libâneo e
Paro, entre outros. O estudo se insere na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e
Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La
Salle, sendo realizado com o financiamento da Universidade La Salle e do Programa
de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior
(PROSUC/CAPES). Faz parte da investigação O direito à Educação de Qualidade:
fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais, desenvolvida no
âmbito do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Políticas Públicas Educacionais,
coordenado pela orientadora dessa dissertação. Em relação a gestão por resultados,
os resultados do estudo indicam como aspectos favoráveis: a) monitoramento
contínuo do desempenho; b) uso de avaliações externas e indicadores possibilita um
acompanhamento sistemático dos resultados, permitindo intervenções pedagógicas
mais precisas; c) clareza na definição de metas e objetivos; d) eficiência administrativa
e melhor gestão de recursos; e) otimização de processos administrativos e
pedagógicos, contribuindo para um uso mais racional dos recursos disponíveis; f)
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cultura de responsabilização e transparência; g) melhoria gradativa do desempenho
escolar. Os aspectos desfavoráveis são: a) redução da qualidade educacional a
números e indicadores; b) desconsideração das especificidades locais; c) pressão
sobre professores e gestores; d) enfraquecimento da gestão democrática; e e)
mercantilização da educação. Almejamos que os resultados do estudo possam
contribuir para o avanço nas discussões acerca da gestão escolar com foco em
resultados e suas possíveis decorrências para a efetividade do direito à educação de
qualidade social.