Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar os desafios de gestão escolar, no contexto da
pandemia COVID 19 entre os anos 2021 a 2023, tendo por objeto de análise a
produção acadêmica-científica composto por 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses),
disponível no repositório Catálogo de Dissertações e Tese da Capes e da Biblioteca
Brasileira de Teses e Dissertações da BDTD. A pesquisa bibliográfica está
alicerçada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura e os entendimentos
sobre gestão da educação, gestão escolar e desafios da gestão escolar de autores
como Lück; Libâneo, Paro e Santos, expoentes da temática no Brasil. O estudo
está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do
Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados
coletados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo.
Destacamos os principais achados da pesquisa: gestão escolar democrática e
participativa, possibilitou reduzir os efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos
alunos; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem,
rapidamente, a disponibilização de atividades escolares. c) a importância do
conselho escolar atuante durante a pandemia, tomando deliberações que
amenizaram os problemas causados por aquele contexto; d) A ressignificação da
gestão pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da
adoção do ensino remoto e a aproximação do planejamento docente; e) A
importancia da gestão administrativa, através do uso de recursos
materiais/financeiros na cultura organizacional de planejamento e cooperação; f) a
importância das tecnologias digitais e das plataformas nos processos de ensino e
aprendizagem e na comunicação; g) a relevância da formação continuada dos
gestores em diferentes áreas da gestão do espaço escolar.