Abstract:
A evasão nos cursos de graduação refere-se à saída de estudantes que iniciam, mas
não concluem seus estudos. Trata-se de um fenômeno complexo, decorrente da não
concretização de expectativas e influenciado por múltiplos fatores socioeconômicos,
políticos, culturais e educacionais, que impactam tanto os alunos quanto às
instituições de ensino superior. O Censo da Educação Superior de 2023 apontou um
crescimento de 167,5% nas vagas de cursos de graduação a distância, entre 2018 e
2023. Atualmente, 66% dos ingressantes optam por essa modalidade. Nas
licenciaturas, 81% dos estudantes estão no ensino a distância, com o curso de
Pedagogia concentrando 53,6% das matrículas. Diante desse cenário, a gestão
estratégica é fundamental para fidelizar alunos e melhorar a eficácia institucional, por
meio de metas e objetivos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP) estabeleceu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), em todas
as Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de regular a qualidade e
promover melhorias contínuas. Nesse sentido, esta Pesquisa, de caráter Documental,
teve como problema de investigação: “Quais são os contributos da avaliação
institucional realizada pela CPA da IES pesquisada, para a revisão das estratégias de
gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de Pedagogia, na modalidade
EaD?” Definiu-se como objetivo geral: avaliar os contributos da avaliação institucional
realizada pela CPA, de uma IES da Região Metropolitana de Porto Alegre, para a
revisão das estratégias de gestão relativas à fidelização dos estudantes do curso de
Pedagogia, na modalidade a distância (EaD). O corpus investigativo é composto pelo
Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao triênio 2021-2023, elaborado pela
CPA da IES investigada, bem como por dados estatísticos do Censo da Educação
Superior, disponibilizados pelo INEP. A análise foi fundamentada nas orientações de
Cellard sobre análise documental, considerando critérios, como: contexto, autoria,
autenticidade, natureza, conceitos-chave e lógica interna do texto. Os documentos
foram selecionados com base na sua pertinência à problemática da pesquisa e na
relevância para os objetivos definidos. Além disso, a pesquisa está inserida na Linha
de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade La Salle, com financiamento da própria universidade e
do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação
Superior (PROSUC/CAPES). Os resultados evidenciam a importância de ampliar as
discussões sobre o uso efetivo dos relatórios da CPA no processo de gestão
acadêmica, indicando que sua aplicação pode colaborar, significativamente, para a
melhoria da qualidade institucional e para o desenvolvimento de estratégias de
permanência estudantil. Como contribuição teórica, o estudo fortalece o entendimento
da inter-relação entre avaliação institucional e gestão estratégica, especialmente no
campo da educação a distância. Do ponto de vista prático, oferece subsídios
relevantes para que as IES desenvolvam ações mais assertivas de retenção e
fidelização dos alunos. A relevância do estudo se manifesta tanto no cenário da
educação superior, diante da crescente expansão dos cursos EaD, quanto na gestão
das IES, que enfrentam o desafio constante de promover qualidade, inclusão e
permanência dos estudantes, até a conclusão dos cursos.