Abstract:
O presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias
da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca
conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em
História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar
a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias
da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no
Amazonas. Para alcançar o objetivo proposto, propomos os seguintes objetivos
específicos: abordar o problema da Cultura Digital e das Tecnologias da Educação
teoricamente, articulando a discussão teórica com a abordagem da BNCC; conhecer
as especificações das Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da
Educação Básica, observando as diretrizes da BNCC; e identificar as principais
vulnerabilidades e potenciais de desenvolvimento de tecnologia da educação no
ensino de história para o 9º ano da Educação Básica, no Amazonas.
Metodologicamente, trata-se de uma análise documental. Nos resultados,
observa-se que há uma nova compreensão que deve ser conferida à Competência
Cultura Digital na BNCC, com fundamento em uma visão crítica da tecnologia, de
acordo com a qual a Tecnologia deixa de ser uma conjunto de artefatos e técnicas
para ser então aplicada como um objeto configurado e situado social e
culturalmente, permeado de valores desde a sua concepção, sendo influenciado e
influenciando as pessoas em variadas maneiras de interação. Compreende-se,
assim sendo, que as Competências da BNCC, em meio às quais se configura a
Cultura Digital, não devem servir somente como uma maneira de conformidade do
estudante um modelo socioeconômico neoliberal, ministrando atividades e assuntos
contemporâneos que objetivam a manter o sujeito integrado à sociedade segundo
ela se revela.