Abstract:
O problema de pesquisa que dá origem à pesquisa é: Como está a aprendizagem
dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas
assistenciais da Rede La Salle e como superar as possíveis dificuldades? Desse
questionamento emerge como objetivo geral: analisar a situação da aprendizagem
dos estudantes dos terceiros e nonos anos do Ensino Fundamental das escolas
assistenciais da Rede La Salle no contexto pós-pandemia, a partir da avaliação
realizada pela Rede em 2022 e 2023, com vistas à proposição de estratégias de
superação das dificuldades. A pesquisa se insere na Linha de pesquisa Formação
de Professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade La Salle e traz essa temática por reconhecer que a
pandemia dificultou o acesso ao conhecimento, precisando repensar algumas
práticas para resgatar e promover uma aprendizagem significativa para os
estudantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como um estudo
de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu a partir de análise documental e rodas
de conversa com professores das escolas assistenciais da Rede La Salle, realizadas
após a participação em um curso sobre metodologias ativas oferecido para os
docentes das escolas assistenciais da Rede La Salle de Educação Básica, cuja
função foi oportunizar um espaço de partilha. Os resultados apontam que os
estudantes tiveram lacunas na aprendizagem, pois os 3º anos demonstraram
dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, e os estudantes dos 9º anos
evidenciaram dificuldades em Matemática e Ciências da Natureza. Constatamos que
o índice de crescimento do aproveitamento nas disciplinas no ano de 2023 foi
relevante comparado ao ano de 2022. A partir da categorização das falas dos
professores na roda de conversa, emergiram as categorias movimento, estudantes e
aprendizagem. A categoria movimento relaciona-se às transformações, inovações e
mudanças que ocorrem no campo educacional, tanto no que diz respeito a métodos
de ensino, quanto à organização e estrutura das instituições educacionais. A
categoria estudantes corrobora com a preocupação que os professores trouxeram
na roda de conversa, ou seja, delegar aos estudantes o centro do processo
educacional, pois seu papel vai além da simples recepção de conteúdo. A categoria
aprendizagem (qualificada) refere-se a um processo educativo que vai além da
simples busca por conhecimento, proporcionando uma formação profunda,
significativa e transformadora, que prepare o indivíduo para lidar com os desafios do
mundo real, desenvolvendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e práticas.
Assim, a tese proposta pela pesquisa, de que A situação da aprendizagem dos
estudantes do terceiro ano do Fundamental I e do nono ano do Fundamental II das
escolas assistenciais da Rede La Salle no contexto pós-pandemia pode melhorar e
as metodologias ativas são estratégias indicadas para a superação das dificuldades
se comprovou, pois os professores relataram que buscaram intensificar as
estratégias diferenciadas, para melhorar a aprendizagem dos estudantes, o que foi
comprovado com a avaliação de 2023, pois houve um crescimento. As metodologias
ativas representam um avanço significativo na educação contemporânea,
oferecendo aos estudantes uma abordagem mais dinâmica, participativa e
personalizada para o aprendizado.