Abstract:
A presente tese, vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade
La Salle (Canoas/RS), tem como tema o Desenvolvimento de Competências,
Desafios e Oportunidades na Percepção dos Estudantes e Egressos do Curso de
Ciências Contábeis pelo NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Tem como
objetivo principal compreender como os estudantes e egressos do Curso de
Ciências Contábeis da Universidade La Salle percebem o desenvolvimento de
competências, desafios e oportunidades por meio do Projeto de Extensão Núcleo de
Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A tese responde ao seguinte problema de pesquisa:
como os estudantes e egressos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade La
Salle percebem o desenvolvimento de competências, desafios e oportunidades por
meio do Projeto de Extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)?
Metodologicamente, esta é uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de
caso. Utiliza como fonte de dados documentos regulatórios do ensino superior e do
curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade La Salle, questionário
com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo.
Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. A tese ora
defendida é: Os estudantes e egressos do curso de Ciências Contábeis reconhecem
que o projeto NAF promove a aprendizagem colaborativa e ativa, incentivando o
envolvimento e permitindo que superem desafios, tornando-os mais capacitados e
confiantes para enfrentar as adversidades da vida profissional e pessoal de forma
mais profícua. O Projeto NAF transcende a formação técnica, estabelecendo uma
ponte entre o conhecimento acadêmico e os desafios profissionais, uma vez que
desenvolve competências singulares e forma profissionais mais críticos,
colaborativos, proativos e eticamente comprometidos. Além disso, os resultados
apontaram a existência de três categorias emergentes: Experiência Prática e
Conhecimento Contínuo; Aprendizagem Ativa e Colaborativa; Desenvolvimento
Profissional e Pessoal. De modo geral, os estudantes e egressos destacam o
Projeto Extensionista NAF como um espaço de aprendizagem complementar à
graduação, resultando em vivências que cooperam para o crescimento profissional e
o desenvolvimento pessoal.