Abstract:
O bem-estar docente é uma área de extrema importância dentro do campo da educação.
Refere-se ao estado geral de saúde física, mental e emocional dos professores e seu impacto
no ambiente de trabalho, bem como na qualidade do ensino oferecido aos alunos. Dessa
forma, a pesquisa tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: Quais as
contribuições dos educadores que atuam na rede municipal de ensino de Canoas, em escolas
de Ensino Fundamental, para a proposição de diretrizes de política pública direcionadas à
promoção do bem-estar docente? A pesquisa tem por objetivo propor políticas públicas de
bem-estar docente a partir da perspectiva dos educadores das Escolas de Ensino Fundamental
da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS, Brasil. O estudo se insere na linha de pesquisa
Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Educação da Universidade La Salle.
Tem como campo empírico as escolas da rede municipal de Canoas, situadas nos quadrantes
Sudeste, Sudoeste, Noroeste e Nordeste. Os participantes do estudo são os educadores que
exercem a docência nas Escolas de Ensino Fundamental. Os instrumentos para a coleta de
dados são a análise documental e o questionário aplicado por meio do Google Forms. O
referencial teórico, em relação a esta temática, está fundamentado nos pressupostos de,
Marchesi, García, Nóvoa, entre outros. Para a análise dos dados, foi utilizada a Técnica de
Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados indicaram que os professores
reconhecem diversos fatores que afetam seu bem-estar, como a carga horária excessiva, a
estrutura física das escolas, a falta de diálogo entre os gestores e os professores na tomada de
decisões, apoio psicológico, a remuneração, a saúde mental dos professores e a reestruturação
e criação de um plano de carreira justo e atualizado. Suas contribuições evidenciam a urgência
de políticas públicas que contemplem a reestruturação do plano de carreira, o fortalecimento
de ações voltadas à saúde mental, a escuta ativa e condições dignas de trabalho. A pesquisa
reafirma a importância de considerar os professores como sujeitos políticos e produtores de
conhecimento, cujas experiências devem orientar políticas educacionais mais humanas e
eficazes. Espera-se que os achados contribuam para o debate acadêmico e para a
implementação de ações concretas de valorização docente no município de Canoas.