Abstract:
Esta tese integra a Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na
Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle,
de Canoas − RS. O principal objetivo é investigar os desafios relacionados às
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao longo dos cursos tecnológicos
oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD) na Área de Gestão e
Negócios, sob a perspectiva da Teoria das Capacidades. A investigação buscou
responder à pergunta: quais são os desafios relacionados às TIC no itinerário
formativo dos cursos tecnológicos na modalidade EAD da Área de Gestão e
Negócios na Unilasalle para seus estudantes? Propomos uma visão multivetorial
baseada na abordagem das capacidades para uma compreensão mais eficaz da
implementação das TIC nesses cursos. Originado por Amartya Sen, o conceito de
capacidades oferece uma alternativa aos métodos econômicos tradicionais,
destacando a importância das liberdades e capacidades individuais para o
desenvolvimento humano. Martha Nussbaum amplia essa abordagem destacando a
interação das capacidades com contextos político, social e econômico como
fundamentais para a justiça social. Adotar essa perspectiva para analisar as
desigualdades e as necessidades dos estudantes permite identificar tendências e
lacunas em uma escala mais ampla. O estudo dos desafios TIC em relação às
capacidades humanas propostas por Nussbaum e a visão de desigualdade de Sen
proporciona uma compreensão mais rica do impacto das TIC nas vidas dos
estudantes e na sociedade. Isso facilita uma resposta crítica e responsável às
oportunidades e desafios que o uso das TIC apresenta, promovendo seu
desenvolvimento pessoal, profissional e bem-estar, além de contribuir para o avanço
social. Metodologicamente, a pesquisa engloba abordagens qualitativas e
quantitativas, com um enfoque exploratório, do tipo estudo de caso. Foram
analisados documentos regulatórios do ensino superior e dos cursos tecnológicos da
Área de Gestão e Negócios da Universidade La Salle, além do uso de questionários
e entrevistas estruturadas. A análise dos dados seguiu o modelo clássico de Arrow
(1951) e a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os principais achados
indicam a necessidade de repensar o ensino EAD, levando em conta suas
particularidades e as diferenças socioeconômicas regionais. O estudo evidenciou a
urgência em estabelecer estratégias e fortalecer o papel das universidades como
promotoras de igualdade e acesso a equipamentos e internet de qualidade. Assim, a
criação de uma escala para avaliar a eficiência dos cursos da Unilasalle, sob uma
abordagem mais humanizada e diversificada, se revela como uma ferramenta
relevante para o destaque da instituição no meio acadêmico, assim como na
sociedade, sendo esta a maior contribuição desta tese.