DSpace Repository

ChatGPT como ferramenta de apoio ao ensino de inglês: percepções, estilos de aprendizagem e implicações éticas

Show simple item record

dc.contributor.author Vale Filho, Átila da Silva
dc.date.accessioned 2025-07-28T18:37:01Z
dc.date.available 2025-07-28T18:37:01Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4361
dc.description.abstract A integração de tecnologias na educação tem se expandido de forma significativa nas últimas décadas, o que motivou o desenvolvimento do estudo da investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de PósGraduação em Educação. No cenário atual, cada vez mais marcado pela presença da tecnologia, a investigação sobre o uso do ChatGPT no ensino da língua inglesa mostra-se relevante. Neste sentido, a questão de pesquisa que orienta este estudo é: Quais são as percepções de estudantes do ensino superior de uma universidade de Manaus/AM sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio à aprendizagem da língua inglesa, especialmente nas práticas de leitura e escrita? Para responder a essa questão, definiu-se o objetivo geral: analisar as percepções de estudantes do ensino superior de uma universidade de Manaus/AM, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio em sua aprendizagem em língua inglesa, com ênfase nas práticas de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com suporte quantitativo, conduzida por meio de um levantamento em uma instituição de ensino particular da cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado com escala Likert, aplicado a 130 estudantes dos cursos de Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação, regularmente matriculados na instituição, no segundo semestre de 2024. O instrumento de coleta consistiu em um questionário com questões fechadas em escala Likert e questões abertas, organizado em torno de três construtos teóricos: Educação Digital, Estilos de Aprendizagem e Desafios e Considerações Éticas. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatísticas descritivas, com uso de gráficos e tabelas, enquanto as respostas abertas foram tratadas a partir da técnica de análise de conteúdo, relacionando os achados empíricos às categorias teóricas discutidas. Os resultados revelam que os estudantes consideram o ChatGPT uma ferramenta útil para apoiar suas práticas de leitura e escrita em inglês, destacando a facilidade de acesso, a personalização de respostas e a motivação gerada pelo uso da IA. Entretanto, também foram apontadas limitações, como a dependência excessiva da ferramenta, dúvidas quanto à confiabilidade de algumas respostas e preocupações com o uso ético dos dados. Como recomendações, propõe-se a formação docente para o uso crítico e pedagógico de ferramentas baseadas em IA, bem como a formulação de políticas institucionais que incentivem práticas educacionais responsáveis, éticas e inclusivas com o uso do ChatGPT. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Ensino de Inglês pt_BR
dc.subject Educação Digital pt_BR
dc.subject Inovação Educacional pt_BR
dc.subject ChatGPT pt_BR
dc.title ChatGPT como ferramenta de apoio ao ensino de inglês: percepções, estilos de aprendizagem e implicações éticas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Bortolaso, Ingridi Vargas
dc.contributor.advisor2 Siqueira, Mozart Lemos de


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account