DSpace Repository

Escola Montessori: um espaço de conquistas e redescobertas

Show simple item record

dc.contributor.author Moraes, Magali Saquete Lima pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-21T20:31:44Z
dc.date.available 2016-10-21T20:31:44Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/575
dc.description.abstract A presente investigação focaliza os principais fundamentos da pedagogia montessoriana no que tange aos aspectos relativos à teoria e ao método propostos por Maria Montessori, desde o final do século XIX, e adaptados aos contextos educativo e curricular contemporâneos na Prima-Escola Montessori, localizada na Cidade de São Paulo. A referida Instituição tem seu trabalho reconhecido ao longo de quase três décadas no território brasileiro e também no plano internacional por ser a única instituição educacional sul-americana citada no Around the World in 100 Years – Montessori Centenary. Considerando, a priori, a pertinência de estudos que oportunizem o resgate da dimensão pedagógica na história do currículo das organizações educativas, este trabalho apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais são as contribuições pedagógicas do modelo curricular montessoriano aplicado à Educação Básica na escola brasileira contemporânea? Para respondê-la, foi desenvolvida uma pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, baseada na observação participante por meio de entrevistas semiestruturadas e fotografias. Nesse sentido, o trabalho estrutura-se em três capítulos. O primeiro capítulo faz um resgate de fatos significativos da trajetória da vida pessoal e profissional de Maria Montessori; o segundo apresenta uma abordagem das ideias básicas da pedagogia científica desenvolvida por ela e a gênesis dos princípios, que fundamentam seu método educativo; e o terceiro fala sobre a pesquisa de campo realizada na Prima-Escola Montessori de São Paulo, com a intenção de permitir uma análise crítica entre teoria e prática e verificar quais são, na atualidade, os valores e as possibilidades desse sistema de ensino. pt_BR
dc.description.abstract The following investigation focus on the main foundations for the montessorian pedagogy about aspects related to the theory and the method proposed by Maria Montessori since the end of the XIX century and adapted to contemporary educational and curricular contexts at Prima –Escola Montessori, in São Paulo. This school has been recognized for its work for almost three decades in the Brazilian territory and also internationally, being the only South-American one mentioned in Around the World in 100 Years – Montessory Centenary. Taking into consideration the relevance of studies that permit the rescue of the pedagogical dimension in History of the curriculum of the educational institutes, the following work presents, as research problem, the following question: What are the pedagogical contributions to the montessorian curricular model applied to Basic Education in contemporary Brazilian Schools? A predominantly qualitative research was developed to answer it, based on interactive observation, semi-structured interviews and photographs. For that objective, this work is structured in three chapters. The first chapter is a rescue of the significant facts related to Maria Montessori’s personal and professional life; the second presents an approach of basic ideas concerning the scientific pedagogy developed by her and the genesis of the principles that are the bases for her educational method; and the third is about the applied research at Prima-Escola Montessori in São Paulo, with the intention of permitting critical analysis between theory and practice and verifying the values and the possibilities of this teaching system nowadays. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Maria Montessori pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Teoria e Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Ambientes Educativos pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.title Escola Montessori: um espaço de conquistas e redescobertas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Nogueira, Sandra Vidal pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account