Esta dissertação tem como objetivo de pesquisa investigar e refletir sobre a
nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis,
Estado do Rio Grande do Sul, numa perspectiva intercultural dos processos de
escolarização. O estudo considera a revisão bibliográfica e epistemológica do tema
como elementos qualificadores da pesquisa. Além disso, aproxima e discute
questões ligadas à interculturalidade e políticas públicas. Como convergência dessa
discussão utiliza-se a metodologia de pesquisa de estudo de caso, tomando como
ferramentas de apoio: entrevistas, observações e questionário. Na perspectiva do
quadro teórico e das investigações de campo fica evidente a semelhança do
programa de nucleação escolar em relação a outras experiências desse tipo no sul
do Brasil. Os resultados da pesquisa apontam para uma releitura do programa de
nucleação escolar a partir das políticas públicas voltadas para a educação, práticas
pedagógicas vivenciadas na escola e questões culturais. No campo pedagógico,
observam-se tímidas interrelações entre as expressões culturais vividas pelos
estudantes e as práticas educacionais da instituição de ensino. A perspectiva
intercultural é apresentada como um suporte teórico e prático viável para se
conceber uma educação que reconhece e potencializa a diversidade cultural e as
práticas pedagógicas centradas na autonomia responsável do estudante e na
construção participativa (docente e discente) do conhecimento.
This thesis is an object of research to investigate and reflect on the nucleation of
traditional school communities in the municipality of Nova Petrópolis, State of Rio
Grande do Sul, in an intercultural perspective of the schooling processes. The study
considers the bibliographic and epistemological review of the subject as the
qualifying elements of the research. Furthermore, approaches and discusses issues
related to interculturality and public policies. As convergence of this discussion is
used the case study research methodology, taking as supporting tools: interviews,
observations and questionnaire. In the perspective of theoretical framework and field
investigations it is evident the similarity of school nucleation program in relation to
other such experiences in southern Brazil. The results of the research point to a
rereading of the school nucleation program from the public policies on education,
teaching practices experienced at school and cultural issues. In the educational field,
there are shy interrelationships between cultural expressions experienced by
students and the educational practices of the teaching institution. The intercultural
perspective is presented as a theoretical and practical support viable to develop an
education that recognizes and enhances the cultural diversity and to pedagogical
practices focused on responsible autonomy of the student and on participatory
construction (teacher and student) of knowledge.