DSpace Repository

A dialética teoria-prática na formação docente aporte teórico e Estudo de Caso

Show simple item record

dc.contributor.author Rupolo, Ivone pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-21T21:21:52Z
dc.date.available 2016-10-21T21:21:52Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/580
dc.description.abstract No presente estudo, expressam-se ideias e proposições resultantes de reflexão e posicionamento sobre a formação do professor. Mostra-se a formação do professor como um processo interativo e dinâmico e que não se constrói por acúmulo de conhecimento, mas por meio da interação e da reflexão crítica da realidade. A formação que envolve as dimensões pessoal, social e profissional do professor é que mantém uma relação de reciprocidade e de interação com a realidade em que habita. Desse modo, a prática educativa exige atitude reflexiva e crítica, a qual enriquece a teoria e dá suporte à prática docente, em que o aprender e o ensinar se constituem em permanente reconstruir a prática pedagógica, a qual pressupõe a constante interação da teoria com a prática educativa, em realidades por vezes contraditórias; não, porém, contrárias, mas que se complementam e buscam interagir entre si, para alcançar os resultados no ensino-aprendizagem, de acordo com as finalidades do desenvolvimento intelectual, de capacidades produtivas e de formação humana da pessoa. pt_BR
dc.description.abstract In this study, some ideas and proposals arising from the reflection and positioning of teacher education are expressed. The formation of the teacher is shown as an interactive and dynamic process and that is not built by the accumulation of knowledge, but through the interaction and critical reflection of reality. The teacher education, which involves personal, social and professional dimensions, is a relationship of reciprocity and interaction with his/her reality. Thus, the educational practice requires a reflective and critical attitude, which enriches theory and supports the teaching practice, in which learning and teaching constantly rebuild the pedagogical practice, which requires the constant interaction of educational theory and practice in realities that are sometimes contradictory, not opposed, but that complement each other and seek interaction to achieve results in teaching and learning in accordance to the purposes of intellectual development, productive capacities and the human formation of the person. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Relação teoria-prática pt_BR
dc.subject Prática reflexiva pt_BR
dc.subject Ensinar pt_BR
dc.subject Aprender pt_BR
dc.title A dialética teoria-prática na formação docente aporte teórico e Estudo de Caso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Kronbauer, Luiz Gilberto pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account