dc.contributor.author |
Sikilero, Regina Helena Alves Salazar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-21T21:36:14Z |
|
dc.date.available |
2016-10-21T21:36:14Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/582 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo objetivou compreender, à luz da pedagogia emancipatória
proposta por Paulo Freire, as dinâmicas processuais em contexto hospitalar
oriundas das ações lúdicas desenvolvidas pelo Serviço de Recreação Terapêutica
do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. Um serviço assistencial que é
pioneiro no Brasil no oferecimento de atividades recreativas e ocupacionais como
parte do tratamento de pacientes clínicos, cirúrgicos e psiquiátricos de todas as
faixas etárias em nível preventivo, curativo e paliativo. Procurou-se analisar quais
são e como estão representadas as dinâmicas processuais subjacentes a esta
atividade e que, cotidianamente, perpassam as ações e relações nesta Instituição de
saúde sob a ótica freiriana. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa focada no
Estudo de Caso, sendo usada como técnica principal a entrevista semi-estruturada
realizada em pacientes, familiares, acadêmicos e profissionais de saúde envolvidos
com a ação em questão, complementada pela análise da realidade atual e registros
históricos do Serviço de Recreação Terapêutica/HCPA. Os dados coletados foram
utilizados após múltiplas leituras e interpretações baseadas em categorias
selecionadas no extenso repertório de Paulo Freire: O diálogo, pontuando as
igualdades e desigualdade em saúde, a participação crítica e a autonomia,
sinalizando a existência de movimentos libertadores capazes de validar as rotinas,
padrões e papéis exercidos pelos sujeitos neste contexto. Dentre os resultados
encontrados no cenário analítico deste estudo, destaca-se a existência de discursos
hegemônicos cristalizados, bem como a necessidade de que se estabeleça durante
a assistência lúdica uma escuta criteriosa, responsável e democrática que acolha as
demandas individuais e coletivas na busca de um cuidado integral, integrado,
resolutivo e humanizado. Um cuidado que valorize o compartilhamento de saberes e
fazeres de todos os envolvidos no processo saúde-doença-intervencão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study had as a goal to understand, in the light of the emancipatory pedagogy
proposed by Paulo Freire, the process dynamics in a hospital context coming from
ludic activities developed by the Therapeutic Recreation Service at the Hospital de
Clínicas de Porto Alegre - HCPA. It is a social service that is the Brazilian pioneer in
providing recreational and occupational activities as part of treatment to the clinical,
surgical and psychiatric patients of all ages in the preventive, curative and palliative
levels. There is an effort to analyze the nature of the process dynamics which
underlies these activities and pervades everyday actions and relationships in this
institution from the perspective of Paulo Freire, and how it is represented. For this
purpose, a qualitative research focused on the case study was used, having as its
main technique the semi-structured interview with patients, family, scholars and
health professionals involved with the action observed, complemented by an analysis
of the current reality and historical records of the Department of Therapeutic
Recreation / HCPA. The data collected were used after multiple readings and
interpretations based on selected categories from the wide repertoire of Paulo Freire:
dialogue, pointing the equalities and inequality in health, critical participation and
autonomy, indicating the existence of liberation movements which can validate the
routines, patterns and roles of the subjects in this context. Among the findings in the
analytical stage of this study, the existence of crystallized hegemonic discourses, as
well as the need to establish, during the ludic assistance, a careful, responsible and
democratic listening that embraces the individual and collective demands in pursuit of
an integrated, resolute and humanized comprehensive care, which values the
sharing of knowledge and actions of everyone involved in the health-diseasehospitalization
process. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Cuidados em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Ação Lúdico-terapêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Emancipatória |
pt_BR |
dc.title |
Ação lúdico terapêutica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em perspectiva institucional emancipatória |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nogueira, Sandra Vidal |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |