RESUMOO
presente trabalho é uma Dissertação, a ser apresentada à banca examinadora do
Mestrado em Educação como requisito parcial à obtenção do título de Mestre Em
Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. A escolha pelo ensaio,
como método e estilo, se sustenta com base em Larrosa (2004), tendo em vista que
o ensaio é um dos gêneros mais fundamentais da modernidade e atende ao meu
propósito de produzir uma dissertação de escrita experimental. O enunciado “como
diferentes experimentações com o ensino da língua escrita, a partir da prática
docente cotidiana, podem ser mais ou menos favoráveis à escritura, no sentido
atribuído por Roland Barthes?” segue como demarcação do problema de
investigação. O referencial teórico de que este estudo se utiliza é a leitura das obras
de Roland Barthes, sobretudo suas três principais, “O rumor da língua” (1984), “O
prazer do texto” (1973) e “O grau zero da escrita” (1953). Também há embasamento
teórico na tese “A invenção de si e do mundo” (1999), obra de Virgínia Kastrup, que
vê a cognição como a invenção de problemas, não apenas como solução ou
resolução destes. Com este ensaio, pretende-se investigar os processos de “escrita”
(como algo formal, que é ensinado nas escolas e valorizado na sociedade
grafocêntrica em que vivemos) e de “escritura”, que parecem ser, com base em
Barthes, diferentes e que, portanto, produzem diferentes efeitos na prática cotidiana
de ensino e aprendizagem da língua escrita. Percebe-se que a escritura é uma
potência, fruto de iniciação, mas também o grau zero da escrita, uma aventura com
generalidade simbólica, mais ligada ao prazer, à fruição, ao devir e ao ócio criativo
do que, propriamente, aos exaustivos trabalhos de desenvolvimento da escrita.
Logo, parece haver ligação entre a escritura e a vida, através de uma relação em
que o escritor deixa de ter apenas autoria do texto, abrindo mão de ser o autor e
passando a ser usado pela linguagem (em vez de apenas usá-la).
This work is a dissertation, which will be presented to the La Salle University Center’s
examining board of the Masters in Education as a partial requirement to the
obtainerof my certification. This research lays on Larrosa’s theory (2004), given that
his work is one of the most fundamental of modern genres and serves to my purpose
to produce a dissertation of experimental writing. The idea of how the different trials
with the teaching of written language, from the everyday teaching practice, may be
more or less favorable to the indenture, in the sense given by Roland Barthes?
narrows this research. Roland Barthes’s theory fundaments this work;the main
sources are "The rumor of the tongue" (1984), "The Pleasure of the Text" (1973) and
"The zero degree of writing" (1953).Furthermore, the work of Virginia Kastrup "The
invention of the self and the world" (1999),-- which considers cognition as the
invention of problems, not only as the solution or resolving of those -- influences my
analysis of the data. Under this presupposition, the “process of writing" is
investigated in two different aspects: as something formal, which is taught in schools
valued in society in which we live; and, as a product from different effects on the daily
practice of teaching and learning of written language. It has been found that the
writing process is “a power and the result of an initiation”; however, it is also the zero
degree “an adventure with generally symbolic, more linked to pleasure, enjoyment
and leisure to becoming creative than, properly, to the exhaustive work development
of writing”. Therefore, it seems that“writing” and “life”relate to each other in different
degrees. It happens through a relationship that is established, in which the writer no
longer creates the text; but instead, is created by it.