DSpace Repository

Itinerários do SENAC/RS: olhares sobre as trajetórias de profissionais surdos(as)

Show simple item record

dc.contributor.author Chaves, Juliana Fátima da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-21T22:38:33Z
dc.date.available 2016-10-21T22:38:33Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/590
dc.description.abstract O tema da presente dissertação propõe a discussão acerca das trajetórias de profissionais surdos contratados por meio da lei de cotas para pessoas com deficiência. O objetivo foi analisar os cenários que constituem estas trajetórias e como os sujeitos envolvidos no programa de qualificação oferecido pelo SENAC/RS as significam. A metodologia utilizada para capturar estes significados foram análise documental e entrevistas, com fundamentação teórica embasada nos estudos culturais em educação, sob a ótica curricular. O aprofundamento dos estudos possibilitou agrupar enunciados que constituem práticas discursivas em unidades de análise que correspondem a questões de identidade, representação e relações de poder imbricadas nas negociações desenvolvidas neste processo de inclusão e permanência do sujeito surdo no contexto profissional. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this dissertation proposes the discussion of the trajectory of deaf professionals hired by the quota law for people with disabilities. The aim was to analyze the scenarios of these trajectories and how the subjects involved in the training program offered by SENAC/RS give meaning to these. The methodology used to capture these meanings was documentary analysis and interview based in cultural studies in education from the perspective of curriculum. The thorough study allowed grouping statements that constitute discursive practices in analysis units which correspond to issues of identity, representation and power relations intertwined in the negotiations developed in this process of inclusion and permanence of deaf in a professional context. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.title Itinerários do SENAC/RS: olhares sobre as trajetórias de profissionais surdos(as) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Colling, Ana Maria pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account