dc.contributor.author |
Chaves, Juliana Fátima da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-21T22:38:33Z |
|
dc.date.available |
2016-10-21T22:38:33Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/590 |
|
dc.description.abstract |
O tema da presente dissertação propõe a discussão acerca das trajetórias de profissionais surdos contratados por meio da lei de cotas para pessoas com deficiência. O objetivo foi analisar os cenários que constituem estas trajetórias e como os sujeitos envolvidos no programa de qualificação oferecido pelo SENAC/RS as significam. A metodologia utilizada para capturar estes significados foram análise
documental e entrevistas, com fundamentação teórica embasada nos estudos culturais em educação, sob a ótica curricular. O aprofundamento dos estudos possibilitou agrupar enunciados que constituem práticas discursivas em unidades de análise que correspondem a questões de identidade, representação e relações de poder imbricadas nas negociações desenvolvidas neste processo de inclusão e
permanência do sujeito surdo no contexto profissional. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The theme of this dissertation proposes the discussion of the trajectory of deaf
professionals hired by the quota law for people with disabilities. The aim was to
analyze the scenarios of these trajectories and how the subjects involved in the
training program offered by SENAC/RS give meaning to these. The methodology
used to capture these meanings was documentary analysis and interview based in
cultural studies in education from the perspective of curriculum. The thorough study
allowed grouping statements that constitute discursive practices in analysis units
which correspond to issues of identity, representation and power relations intertwined
in the negotiations developed in this process of inclusion and permanence of deaf in
a professional context. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.subject |
Poder |
pt_BR |
dc.title |
Itinerários do SENAC/RS: olhares sobre as trajetórias de profissionais surdos(as) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colling, Ana Maria |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |