DSpace Repository

A história da nação brasileira contada pelos livros escolares teuto-brasileiros

Show simple item record

dc.contributor.author Ramos, Lucas Eduardo pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-25T21:35:34Z
dc.date.available 2016-10-25T21:35:34Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/591
dc.description.abstract Este trabalho analisa a história da formação da pátria brasileira contada nos livros escolares teuto-brasileiros (Schulbücher), publicados em português e elaborados pelos professores paroquiais teutos no sul do Brasil. Para entender aquela realidade foi delimitado e contextualizado brevemente o histórico das escolas da imigração teuto-brasileiras no Brasil meridional, desde sua gênese na metade do século XIX, até sua proibição no ano de 1939. A pesquisa consistiu numa análise quali-quantitativa, utilizando a revisão bibliográfica e documental do período, e dos livros escolares teuto-brasileiros. Foi utilizado o viés da análise do discurso curricular, balizado em Michel Foucault, para analisar alguns episódios oficiais da história do Brasil, de acordo com a seleção feita a partir de 1838 pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Os episódios escolhidos foram: Independência Nacional; Revolta dos Muckers; Abolição da escravatura; Proclamação da República. pt_BR
dc.description.abstract This study examines the history of the formation of the Brazilian nation counted in textbooks Teutonic-Brazilian (Schulbücher), published in prepared by teachers and Portuguese parish teutons in south Brazil. To understand that reality is circumscribed and contextualized briefly the historic of Schools of immigration in the Teutonic-Brazilian Southern Brazil, from its genesis in the mid-nineteenth century, until his ban in 1939. The survey consisted of a qualitative and quantitative analysis, using the review and document of the period, and textbooks Teutonic-Brazilian. Was used the bias of the speech curriculum, guided in Michel Foucault, to analyze some episodes in the history of official Brazil, according to the selection made from 1838 by the Institute Brazilian History and Geography (IHGB). The episodes chosen were: National Independence; Uprising Muckers; Abolition of slavery; Proclamation of the Republic. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Schulbüch pt_BR
dc.subject Educação alemã pt_BR
dc.subject Imigração alemã pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title A história da nação brasileira contada pelos livros escolares teuto-brasileiros pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Colling, Ana Maria pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account