A educação como campo de saber está permeada por múltiplos acontecimentos que se dão no cotidiano dos espaços educativos e esta pesquisa, especificamente, se dá no âmbito de uma escola especial. É a partir do olhar hermenêutico de uma fisioterapeuta que serão desenvolvidos alguns temas vinculados ao ingresso das políticas de saúde (o chamado “acontecimento SUS”) no contexto institucional da APAE Bento Gonçalves, com implicações no convívio diário de todas as pessoas que circulam neste
lugar. Trata-se de mudanças na cultura institucional e de transformações nas práticas de cuidado que envolvem modos de existir, conviver e aprender. Percorrerei as referências teóricas que aproximam a educação e a saúde, na busca de compreender como o enlace das macropolíticas desses dois campos
interfere sobre as micropolíticas do cotidiano, onde as práticas concretas dão materialidade à história social e política brasileira. Assim, a partir de uma atitude etnometodológica, inspirada na antropologia interpretativa de Geertz e dos pensamentos sobre processo de singularização de Guattari, esta pesquisa
participante se dá na busca de sentidos, por uma pesquisadora implicada diretamente com a APAE de Bento Gonçalves, tentando compreender os efeitos do encontro entre a educação e a saúde nas práticas cotidianas. O cuidado emerge como categoria potencialmente integradora das áreas e uma
formação profissional continuada que leve em conta as práticas cotidianas aparece como necessidade da própria vocação institucional humanista de cuidado e assistência.
As part of the universe knowledge, Education is fulfilled by many events
happening in the daily activities of school environment. This research paper is developed inside of a school for disabled children. From an therapist hermeneutic view, some issues related to public health proceedings (called “SUS event”) are established into the APAE Bento Gonçalves institutional context. Those changes will have consequences in the routine shared duties of all people of this place. It will deal on institutional habits changes and transformations in the care procedures and shared lives/ existence and learning of all people involved. It will be reviewed the theoretical references to get Education and Health closer and will look for understanding how the macropolitical relations inside these two areas interferes on the ordinary micropolitical activities, where the real practices create the Brazilian Social History and Politics. Therefore, starting from an etnomethodological approach based in Geertz’s interpretative anthropology and Guattari’s singularizing
process opinions, this participative research looks for meanings with the author involved itself in the same task in the APAE in Bento Gonçalves, trying to understand the effects on the daily care where Health and Education meet in the daily activities. The conception of “care” merges as one potentially involving cathegory of areas and a continuous professional trainning, considering the daily practices appearing as the humanistic institutional vocation in care and assistance itself.