DSpace Repository

Fracasso escolar: estudo com dependentes de substâncias psicoativas no CAPS AD nordeste na cidade de Canoas - RS

Show simple item record

dc.contributor.author Marks, Dóres Délia pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-26T20:17:19Z
dc.date.available 2016-10-26T20:17:19Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/597
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo conhecer algumas características do paciente do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas e da possibilidade de relacionar o fracasso escolar no ensino fundamental ao início do uso de substâncias psicoativas. A população que foi pesquisada é composta de pacientes acolhidos no local referido acima, que está situado no bairro Igara, na Cidade de Canoas/RS. As abordagens adequadas a esse estudo foram a qualitativa e a quantitativa. A coleta de dados foi estruturada em duas etapas: na primeira etapa foi utilizado um roteiro investigativo para o levantamento de dados nos prontuários dos pacientes acolhidos, a partir dos quais foi elaborado o roteiro de perguntas relativas à vida escolar dos indivíduos. A análise de dados, baseada em Bardin, serviu para corroborar o entendimento de forma concreta e não mais empírica, isto é, que o uso de substância psicoativa contribui para a repetência e a evasão escolar e que esse fracasso escolar frustra o jovem quanto aos seus anseios de concretizar os estudos e o uso de drogas acrescenta mais um problema ao seu desenvolvimento enquanto ser humano. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to get to know some cartacteristics of the patient of the Alcohol and Drugs Psychossocial Atention Centre, and the possibility of relating school failure in fundamental level with the starting of the using of psicoactives substances. The population of this surching is based on pacients attended on this local, which is situated in Igara neighbourhood, in the City of Canoas, Rio Grande do Sul. The approaches appropriate to this study were qualitative and quantitative. Data collection was structured in two stages: the first stage was used for the investigative survey data from medical records of the patients received, from which it was prepared script of questions relating to school life of individuals. Data analysis based on Bardin, served to corroborate the understanding concretely and not empirical, that is, the psychoactive substance use contributes to repetition and dropout and school failure that frustrates the young as their expectations to realize studies and drug use adds another problem to your development as a human being. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Substância Psicoativa pt_BR
dc.subject Usuário pt_BR
dc.subject Dependência pt_BR
dc.title Fracasso escolar: estudo com dependentes de substâncias psicoativas no CAPS AD nordeste na cidade de Canoas - RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Andreola, Balduino Antonio pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account