DSpace Repository

O Programa Mais Educação como articulador de políticas educacionais e culturais: a experiência de uma escola de Esteio, RS

Show simple item record

dc.contributor.author Klein, Tiago Pavinato pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-26T20:54:45Z
dc.date.available 2016-10-26T20:54:45Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/602
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta a possibilidade de articulação entre educação e cultura a partir do Programa Mais Educação, estratégia do Ministério da Educação para a implementação da Educação Integral no Brasil. Faz um resgate histórico dos debates e das políticas de escola de turno integral no país, mostrando que a temática vem se consolidando. Apresenta o debate sobre políticas culturais, a partir da garantia dos direitos culturais. Defende que as áreas da educação e da cultura precisam interagir mais, com a escola sendo espaço fundamental para a democratização da cultura. Estuda o exemplo do Centro Municipal de Educação Básica Maria Lygia Andrade Haack, de Esteio, e sua experiência de articular as duas propostas no planejamento do Programa Mais Educação. pt_BR
dc.description.abstract This research presents the possibility of linkage between education and culture from the Programa Mais Educação, strategy from Ministry of Education for the implementation of the Integral Education in Brazil. It recounts the history of debates and policies on fulltime school in the country, showing that the topic has been consolidating. It shows the debate on cultural policy, from the guarantee of cultural rights. Argues that the areas of education and culture need to interact more with school, being a fundamental space to democratization of culture. Studies the example of Maria Lygia Andrade Haack Basic Education Municipal Center, from Esteio, and the experience of joint the two proposals within the planning Programa Mais Educação. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Programa Mais Educação pt_BR
dc.subject Políticas Culturais pt_BR
dc.subject Acesso à Cultura pt_BR
dc.title O Programa Mais Educação como articulador de políticas educacionais e culturais: a experiência de uma escola de Esteio, RS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Andreola, Balduíno Antônio pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account