DSpace Repository

Como a atuação fora da área de formação docente e a contratação emergencial refletem no rendimento escolar das escolas públicas 27ª CRE?

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Sandro de pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-26T22:26:21Z
dc.date.available 2016-10-26T22:26:21Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/613
dc.description.abstract A dissertação em questão vincula-se à linha de Pesquisa “Formação de Professores: teorias e práticas educativas” do mestrado em Educação do Unilasalle. Tem como objetivo tecer um panorama profissional dos educadores que atuam nas escolas estaduais gestadas pela 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde abrange os municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Triunfo. Traz à tona suas fragilidades, na relação entre as áreas de formação e as áreas de atuação; a saturação das escolas com profissionais que atuam dentro do regime trabalhista regido pela Lei Estadual nº 4.528/63, que dispõe sobre a contratação emergencial de professores e o rendimento escolar destas instituições de ensino básico. Investigou-se a existência das relações entre estes três pilares: contratos/efetivos, área de atuação coerente e em desvio, e indicadores da qualidade da educação. Na metodologia, utilizou-se de pesquisa empírica, com base na coleta de dados relativos à formação dos professores (formação inicial e continuada, carga horária, vínculo, ano de ingresso e área de atuação), rendimento escolar (aprovação/reprovação/evasão) e avaliações externas, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e PROVA BRASIL. A análise dos dados, primeiramente, foi realizada através do cruzamento dos mesmos, criação de hipóteses e fora discutida com autores na tentativa de criar uma relação entre os dados e os fatos presentes na educação do Rio Grande do Sul. Em um segundo momento, discutimos a formação docente, tendo como foco a crítica construtiva e propositiva nestas questões. Os autores que fazem preliminarmente a interface da discussão teórica são: SAVIANI, GATTI, CURY, TARDIF e FRIGOTTO. A pesquisa é quantitativa, pois foram explorados os bancos de dados do Sistema de Informações Escolares (SIE), Recursos Humanos do Estado (RHE) e do Prog rama de Gerenciamento de Recursos Humanos (PGRH) e tais foram organizados via estatística descritiva. Com isso, acreditamos que a discussão permeada por teóricos pertinentes contribua nos resultados encontrados nesta dissertação. A única certeza que persiste é que o sucesso da educação depende de uma política de valorização e constituição da profissão docente. pt_BR
dc.description.abstract The paper in question is linked to the line search " Teacher Training: educational theories and practices " of the Masters in Education at Unilasalle . It aims to make a panorama of educators who work in state schools gestated by the 27th CRE, which covers the cities of Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul and Triunfo. It brings out its weaknesses, the relationship between the areas of training and practice areas; saturated schools with professionals working within the labor regime governed by State Law No. 4.528/63 , which provides for emergency hiring of teachers and school performance of these institutions in primary education. It investigated the existence of relations between these three pillars: contracts / effective, area of operation consistent and misuse, and indicators of education quality. The methodology used is empirical, based on the collection of data on teacher education (initial and continuing training, workload, relationship, year of entry and performance area), school performance (pass / fail / dropout) and external evaluations, as IDEB and PROVA BRASIL. Data analysis, first, was performed by crossing the same, creating chances and had been discussed with the authors attempt to create a relationship between the data and the facts attending the education of Rio Grande do Sul State. In a second step, we discussed teacher training, with a focus on constructive and proactive criticism on these issues. The authors that make preliminary the interface of the theoretical discussion are: SAVIANI, GATTI, CURY, TARDIF and FRIGOTTO. This research is quantitative, because explored whether the databases of School Information System (SIE), Human Resources of the State (RHE) and the Program for Human Resource Management (PGRH) and these were organized by descriptive statistics. Thus, we believe that the discussion permeated by relevant theoretical contribution on the findings in this paper. The only certainty that remains is that the success of education depends on a valuation policy and constitution of the teaching profession. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Realidade Docente pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject SEDUC – 27ªCRE pt_BR
dc.subject Contratos Emergenciais. pt_BR
dc.title Como a atuação fora da área de formação docente e a contratação emergencial refletem no rendimento escolar das escolas públicas 27ª CRE? pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gilberto Ferreira da pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account