DSpace Repository

A literatura infantil e o processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Silveira, Valdirene Maria Pioner da pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-26T22:32:04Z
dc.date.available 2016-10-26T22:32:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/614
dc.description.abstract O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Mestrado em Educação do UNILASALLE, e objetivou investigar a utilização da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. O estudo foi desenvolvido em quatro escolas de uma Rede Municipal de Ensino estabelecida na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS). Foi utilizada como método a pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritivo. As técnicas empregadas para a coleta dos dados compreenderam os diários de aula (ZABALZA, 2004) e as entrevistas semiestruturadas com cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental. Foram eleitos autores como Coelho (2010), Zilberman (1998), Saraiva (2001) e Cosson (2006) para dialogarem sobre a literatura infantil. Os principais teóricos utilizados na formação de professores foram: Nóvoa (2007), Zabala (1998), Gauthier et al. (2006) e Tardif (2010). Autores como Ferreiro e Teberosky (1998), Soares (2003), Corsino (2006), Rapoport (2009), Kramer (2010) e Morais (2012) constituem aporte teórico na alfabetização, no letramento e na inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. A análise de conteúdo (BARDIN, 2008) foi o instrumento eleito para o tratamento dos dados. O campo de pesquisa possibilitou perceber que as professoras tiveram contato, em sua formação inicial, com a literatura infantil e que ela é um dos caminhos utilizados pelas alfabetizadoras a fim de levar as crianças a atingirem o Sistema de Escrita Alfabética. Os registros obtidos a partir do diário e das entrevistas apontam outras estratégias empregadas pelas docentes para alfabetizar e letrar. Entre elas encontram-se o uso de jogos, encartes de lojas, músicas, jornais, atividades fotocopiadas, filmes, livro didático, trava-línguas, lendas, revistas, quadro verde, rodas cantadas e quadrinhas. Os dados assinalam que o uso da literatura infantil está atrelado aos conteúdos e às datas comemorativas. As professoras participam da formação continuada e afirmam que ela é necessária e que contribui para sua prática, assim como as trocas de experiências entre elas. pt_BR
dc.description.abstract This study is part of the research area Teacher Education and Educational Practices of the Masters in Education UNILASALLE, and aimed investigate the use of children's literature in the literacy process and literacy the first year of elementary school in nine years. The study was conducted in four schools of a municipal schools established in the region metropolitan Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS). Method was used as the qualitative research, the descriptive type. The techniques used for Data collection comprised the daily lesson (Zabalza, 2004) and Semi-structured interviews with five teachers from the first year of teaching fundamental. Authors were elected as Coelho (2010), Zilberman (1998), Saraiva (2001) and Cosson (2006) to dialogue about children's literature. The main theorists used in teacher training were: Nóvoa (2007), Zabala (1998), Gauthier et al. (2006) and Tardif (2010). Authors such as Smith and Teberosky (1998), Soares (2003), Corsino (2006), Rapoport (2009), Kramer (2010) and Mitchell (2012) provide theoretical support in literacy, the literacy and inclusion of children six years in elementary school for nine years. The content analysis (Bardin, 2008) was elected to the data processing tool. The field research allowed us to realize that the teachers had contact in his initial training, with children's literature and she is one of the paths used by literacy teachers to lead children to reach the Writing System Alphabetical. The records obtained from the diary and the interviews suggest other strategies employed by teachers to teach literacy and letrar. Among them are the uses of games, inserts shops, music, newspapers, activities photocopied, films, textbook, tongue twisters, legends, magazines, green frame, wheels and popular verses sung. The data indicate that the use of children's literature is related to the content and commemorative dates. The teachers participating of continuing ducation and state that it is necessary and that is contributing to their practice as well as the exchange of experience between them. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title A literatura infantil e o processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Denise Regina Quaresma da pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account