DSpace Repository

Ensino de matemática e a prática da lógica do cálculo: a proposta de Ursula Marianne Simons

Show simple item record

dc.contributor.author Fonseca, Carla Camargo da pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-26T22:37:29Z
dc.date.available 2016-10-26T22:37:29Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/615
dc.description.abstract O ensino da matemática vem sendo palco de diversos estudos na área da educação, os altos índices de reprovação, bem como o tão falado “medo da matemática”, impulsionam estudos nesse sentido, porém, poucos são os estudos no que se referem ao ensino da matemática em sua base, ou seja, a como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo dessa investigação, é perceber como se dá o ensino da matemática, no 1º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a proposta “Lógica do Cálculo”, adaptada por Ursula Marianne Simons, que orientou sua proposta a partir dos estudos psicogenéticos de Piaget. Esse projeto de dissertação tem cunho metodológico qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados acontecerá em uma escola particular da cidade de Canoas – RS, através da observação in loco, que ocorrerá em uma turma de 1º ano, e entrevistas semi-estruturadas, com cinco professores de 1º ano, e cinco pais da turma observada, todos da mesma escola. A análise dos dados será realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Lógica pt_BR
dc.subject Cálculo pt_BR
dc.title Ensino de matemática e a prática da lógica do cálculo: a proposta de Ursula Marianne Simons pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Felicetti, Vera Lucia pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account