DSpace Repository

As responsabilidades da gestão escolar nas escolas públicas estaduais da 27ª CRE do Rio Grande Do Sul e a prestação de contas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Show simple item record

dc.contributor.author Rosso, Débora Cristina Costa de pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-04T21:55:02Z
dc.date.available 2016-11-04T21:55:02Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/628
dc.description.abstract Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). A pesquisa objetiva promover uma análise situacional de questões sobre financiamento federal para a educação básica, com ênfase na burocratização da prestação de contas dos programas de incentivo à educação, exemplificando com o Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, com orçamento dispensado pelo FNDE e sob a responsabilidade do gestor escolar. O campo eleito para estudo foi a 27ª Coordenadoria de Educação do Rio Grande do Sul, que corresponde à administração dos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Triunfo e Sapucaia do Sul, e pretende demonstrar que a atual forma de vínculo orçamentário para a educação básica, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), resulta em uma relação tensa e burocrática na prestação de contas na escola estadual, através da gestão democrática, o fato implica em sobrecarga de trabalho para o diretor escolar e num resultado negativo na promoção social e cognitiva do aluno matriculado nestas instituições, pois a merenda recebida na escola é parte importante na rotina escolar dos turnos, é momento em que é realmente sanada a fome de alguns alunos que contam com este benefício diário, e que na restrição considerável no valor do orçamento disponibilizado e as limitações burocráticas para aquisição alimentar, se torna escassa ou insuficiente. pt_BR
dc.description.abstract This study is inset in line of management research, education and public policy of Graduate Program in Education of the University Center La Salle (UNILASALLE), the research has a objective of forward a situational analysis about federal financing for a basic education, with emphasis in bureaucratization of account for motive education programs, exemplifying the National Program of School Alimentation – PNAE, received of FNDE from responsibility of school management. The place elect for study was a 27ª Education Coordination of Rio Grande do Sul, that match to the counties how Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Triunfo e Sapucaia do Sul, and intend to demonstrate that current form of connection budgetary for the Basic education, how the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Enhancement of Education Professionals (FUNDEB), results in a tense relationship and bureaucratic at account the state school, through of democratic management, the fact tease in overload of work for the school director and a negative effect in social promotion and cognitive of the schoolboy enrolled in these institutions, conditioned a continue your studys meritocratic with a unjust reality and impactful for your future, that will be consequence of your current condition while student. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Financiamento da Educação pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Merenda escolar pt_BR
dc.title As responsabilidades da gestão escolar nas escolas públicas estaduais da 27ª CRE do Rio Grande Do Sul e a prestação de contas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Pauly, Evaldo Luis pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account