DSpace Repository

A reconstrução de sentidos sobre as tecnologias digitais na formação docente

Show simple item record

dc.contributor.author Rosa, Glaucia Silva da pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-04T22:07:54Z
dc.date.available 2016-11-04T22:07:54Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/630
dc.description.abstract presente dissertação objetivou compreender como os professores em formação continuada reconstroem os sentidos para utilização das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. A dissertação está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle – Unilasalle. Essa pesquisa discute a formação docente na perspectiva da pesquisa-formação multirreferencial baseada em Santos (2014), portanto, o professor é autor da sua formação e não apenas um objeto de pesquisa. As bases teóricas deste trabalho estão alicerçadas em Maturana e Varela, dentre outros autores que se aproximam para articular o viver e conviver dos professores em formação com as tecnologias digitais utilizadas em seu cotidiano. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que parte da problemática: Como os docentes da rede municipal de Canoas em formação continuada reconstroem os sentidos sobre as TDs no contexto da educação? Para desenvolver o estudo foi realizado um curso de extensão na modalidade b-learning (encontros presenciais e online) no contexto da formação continuada. Nessa investigação evidenciamos que a reconstrução de sentidos ocorre na capacidade dos seres humanos de ressignificar suas ações. Desta maneira os sentidos foram sendo reconstruídos por meio da autoria e autonomia dos participantes, em interação com as experiências proporcionadas na formação continuada levando-os à modificarem suas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.description.abstract The present thesis aimed to understand how teachers in training have been reconstructing meanings to the use of Digital Technologies in their pedagogic practices. The thesis is linked to the Culture, Languages and Technologies in Education research line, from the Post-Graduation in Education Program from the University Center La Salle – Unilasalle. It discussed the teacher’s training in the multi-reference research-training perspective based in Santos (2014), therefore the teacher is the author of his formation and not merely a research object. The theoretical basis for this work are grounded in Maturana and Varela, amongst other authors that articulate the living and coexisting of teachers in training with the digital technologies they use in their daily lives. It is an exploratory study, of qualitative nature, that starts in the problem: How the teachers in the city of Canoas/RS that are in training reconstruct meanings about digital technologies and education? To develop the study, an extension course was presented in the b-learning model (in person and online meetings) in the context of teachers training. During this investigation it become evident that the meaning reconstruction takes place in the human-beings ability of resignifying their actions. This way, the meanings were reconstructed through the participants' autonomy and authoring, in interactions with the experiences provided by the training, leading them to modify their practices. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Reconstrução de sentidos pt_BR
dc.subject Pesquisa-formação multirreferencial. pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title A reconstrução de sentidos sobre as tecnologias digitais na formação docente pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account