DSpace Repository

Relações entre professores e estudantes na Educação Superior: juventudes e luta por reconhecimento na atualidade

Show simple item record

dc.contributor.author Lautert, Keli Cristina da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2016-11-04T22:20:35Z
dc.date.available 2016-11-04T22:20:35Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/632
dc.description.abstract O presente trabalho se propôs a investigar a dinâmica dos conflitos sociais contemporâneos, considerando o fenômeno do ingresso massivo das culturas juvenis na cena universitária atual, e tomando como foco as relações entre professores e estudantes na educação superior. Esta dissertação integra os estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa “Culturas contemporâneas, sociabilidades e práticas educativas” (CNPq). Como marco teórico, podem-se apontar elementos da teoria psicanalítica, tomados a partir de Michael Balint e Donald Wood Winnicott, sobretudo as noções de confiabilidade e jogo, e elementos da teoria crítica contemporânea, especialmente os oriundos do pensamento de Axel Honneth, além dos principais estudos brasileiros sobre educação superior, de inspiração crítica, e sobre interculturalidade. Metodologicamente, a pesquisa define-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, de inspiração hermenêutica que fez uso de entrevistas em profundidade com dois professores e seis estudantes bolsistas ProUni, de um Centro Universitário Comunitário do Rio Grande do Sul. Esse exercício de compreensão da dinâmica dos conflitos sociais, na atualidade, notadamente na cena universitária, conduziu à abertura de uma problemática maior que permeia toda a dissertação: trata-se do jogo de luta por reconhecimento social e os desafios da interculturalidade, vividos no cotidiano da educação superior. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to investigate the dynamics of contemporary social conflicts, considering the phenomenon of the massive entry of youth culture in the current university scenario, focusing on the relationship between professors and students in higher education. It integrates the studies developed by the Research Group "Contemporary culture, sociabilities and educational practices" (CNPq - National Council for Scientific and Technological Development). As a theoretical framework, we can point out elements of psychoanalytic theory based on Michael Balint and Donald Wood Winnicott, especially concepts of reliability and playing, and elements of contemporary critical theory, particularly based on Axel Honneth’s thought, besides the main Brazilian studies on higher education, critical inspiration, and interculturalism. Methodologically, this piece of research is defined as a qualitative, exploratory and descriptive study of hermeneutical inspiration, which used in-depth interviews with two professors and six ProUni scholarship students at a Community University Center in Rio Grande do Sul, Brazil. This exercise of understanding the dynamics of social conflicts nowadays, especially in the university scenario, has provided greater food for thought that underlies the whole thesis: it is the game of struggle for social recognition and for the challenges of interculturalism, experienced in higher education on a daily basis. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Luta por reconhecimento pt_BR
dc.title Relações entre professores e estudantes na Educação Superior: juventudes e luta por reconhecimento na atualidade pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ratto, Cleber Gibbon pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account