A presente investigação está vinculada à linha de pesquisa “Culturas, Linguagens e
Tecnologias na Educação” e busca, por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica,
apontar o conceito deweyano de experiência como uma possibilidade filosófica e pedagógica
para pensar os processos formativos escolares atuais. A problemática que demarca o estudo
proposto pauta-se na interrogação: “Em que consiste o conceito de experiência na teoria de
John Dewey e quais suas possíveis implicações para os processos formativos escolares da
atualidade?” Nesses termos, e diante dos sinais teóricos e práticos enfraquecidos e
descontínuos que têm comprometido a qualidade da construção e da reconstrução das
experiências educativas e sociais, enunciamos a nossa reflexão em duas partes: na primeira,
apresentamos os elementos técnicos que sustentam o estudo e o exercício filosófico de
reconstrução do conceito de experiência; na segunda, apontamos elementos que caracterizam
a realidade atual dos processos formativos escolares e finalizamos deduzindo quatro
implicações do conceito trabalhado. O estudo está delineado no horizonte metodológico da
hermenêutica filosófica, perspectiva que melhor ampara as reflexões educacionais pela
possibilidade de diálogo e de reflexão aberta e contínua, e sustentado essencialmente em
referências de ordem primária, que abarca as obras de Dewey (1959, 1979), e secundária,
constituída por: 1) comentadores do pensamento educacional deweyano; e 2) críticos do
sistema educacional vigente. O trabalho, em seu conjunto, resulta em algumas ponderações
pertinentes, ao conectar conceito e realidade, e inspiradoras, por permitir a visualização de
novas possibilidades para os processos formativos escolares atuais, através de: a) ressignificar
o papel e o lugar do professor; b) repensar o ambiente escolar como um espaço de
continuidade entre vida e saber; c) reconfigurar os programas e as práticas formativas com
base na resolução de problemas; d) reconsiderar os processos formativos escolares na
qualidade da experiência democrática. Distante de ser um receituário, e dentro de suas
limitações, esta dissertação enuncia a necessidade de aprofundamento e de ampliação
reflexiva da temática apresentada, principalmente no que tange à relação entre Educação e
Democracia.
This research is linked to the line of research "Cultures, Languages and Technologies in
Education" and searches through a qualitative and bibliographic approach, pointing Dewey's
concept of experience as a philosophical and pedagogical possibility to think the current
school educational processes. The problem that demarcates the proposed study is guided on
the question: "What is the concept of experience in the theory of John Dewey and what are its
possible implications for school educational processes of our time?" In these terms, and on the
theoretical and practical signals weakened and discontinuous, which have compromised the
quality of construction and reconstruction of educational and social experiences, we have
presented our reflection in two parts, with the first we present the technical elements that
support the study and the philosophical exercise of reconstruction of the concept of
experience; and the second points out elements that characterize the current reality of school
and training processes, finalized by deducting four implications of the concept work. The
study is outlined in the methodological horizon of philosophical hermeneutics perspective that
best sustains the educational reflections for the possibility of dialogue, open and ongoing
reflection; and sustained, mainly in primary order of reference that includes the works of
Dewey (1959.1979), and secondary order consisted of: 1) commentators of the educational
deweyan thought and 2) critics of the current educational system. The work as a whole results
in some relevant considerations when connecting concept and reality; and inspiring, for
allowing the viewing of new possibilities for the current school training processes through: a)
reframing the role and place of the teacher; b) rethinking the school environment as a
continuity of space between life and knowledge; c) reconfiguring programs and training
practices based on problem solving; d) reconsidering school education processes in the quality
of democratic experience. Far from being a prescription and within its limitations, this work
sets out the need for further expansion and reflection of the theme presented, especially
regarding the relationship between education and democracy.