Considerando a complexidade que envolve o trabalho na educação infantil, numa
perspectiva que valoriza a criança, como ser integral, buscou-se compreender o
modo como se constituem as identidades das educadoras infantis, a partir de
narrativas de experiências pessoais e profissionais. Objetiva identificar quais
elementos constituem as identidades das educadoras que trabalham na educação
infantil e compreender a relação desses elementos com os saberes docentes.
Detalhando os objetivos específicos, visa-se analisar os elementos que constituem
as identidades das educadoras infantis e identificar os saberes docentes revelados
nas suas práticas cotidianas no ambiente de trabalho. O referencial teórico está
apoiado em Tardif (2014), Pimenta (2005), Nóvoa (1995) e Josso (2010). Utilizou-se
abordagem qualitativa com objetivo descritivo e explicativo próprio do procedimento
metodológico empregado no Estudo de Caso. Os instrumentos para a produção de
dados constituíram-se em questionário sociodemográfico, entrevista aberta,
observação sistemática, com a respectiva produção e tratamento dos dados, a partir
da Análise Textual Discursiva. As narrativas e as práticas das educadoras trouxeram
elementos que se articulam na constituição das identidades profissionais, a saber:
As interações e brincadeiras com amigos e parentes, a primeira experiência escolar
e o jeito amável da professora integram a categoria Experiências vividas na
infância. Manifestações da relação com os filhos e aspectos associados à
experiência da maternidade no trabalho com crianças pequenas, como a afetividade
do educador como capacidade para lidar com sentimentos e emoções integram a
categoria Experiência da maternidade. A categoria Identificação com a profissão
decorre das experiências significativas vivenciadas pelas educadoras enquanto
meninas-alunas, o contato com as primeiras professoras, a mãe-professora
influenciou no desejo e escolha profissional. A categoria Saberes da formação
profissional compõe os conhecimentos-saberes, expressados pelas educadoras
que, mesmo reconhecendo a importância da formação profissional, evidenciaram
dissociação entre teoria e prática. A entrada na carreira docente e a prática
pedagógica no contexto social local apareceram como fruto da categoria
Experiência profissional na educação infantil, revelando-se saberes referentes à
organização do espaço da sala de aula; relação entre educadora(s) e crianças;
atividades diárias associadas à “rotina”; planejamento e relações cotidianas entre
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educadoras. A categoria Relevância pessoal e social da profissão resulta das
representações acerca do trabalho na educação infantil, produzidas no âmbito
pessoal e social, num movimento de ambivalência por parte das educadoras,
oscilando entre satisfação e busca de reconhecimento profissional. Os resultados
revelaram que a atividade docente emerge de princípios, valores e saberes do
educador através da memória de experiências pessoais e profissionais que se
engendram na tessitura da experiência formadora. Como consequência do processo
investigativo, apresentam-se temáticas que poderão ser aprofundadas junto às
educadoras que trabalham na educação infantil, na perspectiva de que possam
assumir, desde uma postura reflexiva, os saberes que direcionam suas práticas,
proporcionando melhoria e qualidade nas propostas pedagógicas voltadas à primeira
infância.
Considering the complexity that involves working on early childhood education, in a
perspective that aknowledges children as full human beings, it was aimed to
comprehend the manner that early childhood educators’ identities are composed
based on stories of personal and profesional experiences. It aims to identify which
elements compose the identities of educators who work on early childhood education
and comprehend the relation between these elements with the teaching knowledge.
Describing the specific objectives, it was aimed to analyse the elements that
compose the early childhood educators’ identities and identify the teaching
knowledge displayed on their everyday practice. The theoretical frame was sustained
by Tardif (2014), Pimenta (2005), Nóvoa (1995) and Josso (2010). It was used a
qualitative approach with a descriptive and explanatory objective specific of the
methodological procedure employed on the Case Study. The resources for the data
production were constituted from a sociodemographic survey, interviews, systematic
observation, with the respective production and treatment of data using Discursive
Textual Analysis. The educator’s stories and practices evoke elements that compose
the profesional identities, as follow: the interactions, games with friends and relatives,
the first school experience and the kind treatment of the educator are part of the
category Experiences lived in the childhood. Expression of relationship with
children and elements related to motherhood and working with young children, such
as the educator’s affection and ability to deal with feelings and emotions are part of
the category Motherhood experience. The category Profesional Identification is
built from significant experiences lived by the educators when they were still
students, the contact with their first teachers, the mother teacher that influenced in
their desire and profesional choice. The category Profesional Training Knowledge
compose the knowledge expressed by the educators that, even admitting the
importance of profesional training, emphasized the dissociation between theory and
practice. Starting an education carrer and the pedagogical practice on a local social
context are refered as a result of the Early childhood education professional
experience category, revealing knowledges referring to the classroom organization,
relationship between educators and children; daily activities related to daily routine;
planning and daily relations among educators. The Professional Personal and
Social Importance category reuslts from the work developed on early childhood
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education, produced on the personal and social area, in an ambivalent movement
from the educators that seek both contentment and profesional recognition. The
results revealed that the teaching activity emerges from principles, values and
knowledge of the educator reached from personal and profesional experiences that
involve themselves on the formation experience. As a consequence of the
investigative process, topics are presented which can propose for the educators that
work in early childhood education, in the perspective that they can asume, from a
reflective attitude, the knowlede that guide their practices, providing improvement
and quality in the pedagogical proposals for the early childhood