dc.contributor.author |
Moura, Samara Loureiro de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-08T13:47:06Z |
|
dc.date.available |
2018-02-08T13:47:06Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/766 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha Formação de Professores,
Teorias e Práticas Educativas, buscou compreender como o profissional Técnico em
Assuntos Educacionais (TAE) se insere no espaço universitário público brasileiro.
Com formação em educação, o TAE começa a delinear os caminhos para o
reconhecimento de seu papel no processo educativo das universidades públicas, um
cenário em que predomina a atuação dos docentes. Nessa investigação, buscou-se
identificar que lugar tem o TAE na universidade, procurando compreender o papel que
vem desempenhando e resgatar uma epistemologia de sua prática, já que sua
identidade profissional se constrói a partir da experiência do fazer e das relações com
os outros. Partiu-se das contribuições teóricas de Maurice Tardif, que vê no conjunto
de saberes profissionais um elemento essencial para que as profissões possam ser
reconhecidas; e de Claude Dubar, cujos estudos abordam o processo de socialização
pela atividade profissional, que possibilita ao indivíduo o reconhecimento de si e pelo
outro. Encontramos na Análise de Discurso elementos que tornaram possível a
construção de um caminho de interpretação do discurso do sujeito-TAE, o qual se
produz e adquire sentido dentro da realidade sócio-histórico-ideológica em que está
inserido e pela relação com as muitas vozes que compõem a universidade. Com
entrevistas semiestruturadas realizadas com dois TAES de uma instituição de ensino
superior do Sul do Brasil, foi constituído um corpus para análise, cujo recorte buscou
identificar como o sujeito-TAE significa o ser TAE. A partir disso, foi possível perceber
que o reconhecimento do papel do TAE está ligado ao modo como se dá a relação
TAE-docente. Observou-se que a questão do lugar tem tanto uma dimensão concreta
de espaço físico e organizacional, com setores especializados para demandas de
natureza pedagógica, nos quais o profissional esteja inserido, quanto uma dimensão
de espaço simbólico, que representa o reconhecimento (principalmente por parte do
professor) da razão de ser do TAE na universidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research, of a qualitative nature, linked to the line Teacher Training, Educational
Theories and Practices, sought to understand how the Technical Professional in
Educational Affairs (TAE) is inserted in the Brazilian public university space. With a
degree in pedagogy or other degrees, TAE begins to outline the paths for the
recognition of its role in the educational process of public universities, a scenario in
which teachers predominate. In this research, we sought to identify the place of the
TAE in the university, trying to understand the role it has been playing and to rescue
an epistemology of its practice, since its professional identity is built from the
experience of doing and relationships with others with who develops their work. It was
based on the theoretical contributions of Maurice Tardif, who sees in the set of
professional knowledge an essential element so that the professions can be
recognized; and Claude Dubar, whose studies deal with the process of socialization
by professional activity, which enables the individual to recognize himself and the
other. In the search for identifying how the TAES act to define their place in a higher
level institution, we find in Discourse Analysis elements that have made it possible to
construct a way of interpreting the subject-TAE discourse, which is produced and
acquires meaning within the socio-historical-ideological reality in which it is inserted
and the relationship with the many voices that make up the university. With semistructured
interviews conducted with two TAES from a higher education institution in
the South of Brazil, a corpus was created for analysis, which sought to identify how the
subject-TAE means to be TAE. In this interpretive path, it was possible to perceive that
the recognition of the role of the TAE is related to the way the TAE-docente relationship
occurs. In addition, it has been observed that the question of place has both a concrete
dimension of physical and organizational space, with specialized sectors for
pedagogical demands, in which the professional is inserted, and a dimension of
symbolic space, which represents the recognition, mainly on the part of the teacher, of
the raison d'être of the TAE in the university |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Técnicos em assuntos educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalização |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.title |
O lugar dos técnicos em assuntos educacionais em uma instituição de ensino superior do sul do Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Taschetto, Leonidas Roberto |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |