DSpace Repository

A formação ética e estética na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica: olhares docentes

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Ana Paula Oliveira da pt_BR
dc.date.accessioned 2018-02-08T16:08:45Z
dc.date.available 2018-02-08T16:08:45Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/770
dc.description.abstract Esta dissertação tem como tema a formação ética e estética na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica. Ela está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias em Educação, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da Universidade La Salle. Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa. A pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a formação ética e estética na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo a ótica/concepção dos educadores que atuam nessas etapas de ensino da Educação Básica, estabelecendo aproximações e distanciamentos entre tais concepções e o que preconizam os dispositivos legais orientadores da ação educativa no Colégio La Salle São João e os pressupostos dos autores que fundamentam a investigação. A pesquisa foi impulsionada pelas relações entre educação, ética e estética, que desempenham um papel formativo importante na educação e, mais especificamente, nas práticas educativas, fazendose necessário repensar as relações do cotidiano. Para isso, fez-se um levantamento bibliográfico e se discutiu a importância dos conceitos de educação, ética e estética. Além disso, realizou-se um estudo de caso no Colégio La Salle São João, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no qual se aplicou um questionário com os docentes. Os dados foram apresentados e analisados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foram estabelecidas quatro categorias de análise: Educação como formação integral para um bem viver; Formação ética e bem comum; Percepção estética e imaginação criadora; e Práticas pedagógicas e formação éticoestética. Por fim, fez-se a triangulação dos dados obtidos pelo referencial teórico, questionário e análise documental, com o intuito de se verificarem as possibilidades de aproximação tanto dos dispositivos legais, quanto da ação dos docentes, para articular, no referido colégio, as experiências formativas, para que se torne um espaço de experiência estética, levando o sujeito a uma transformação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. pt_BR
dc.description.abstract The theme of this dissertation is the ethical and aesthetic formation in Kindergarten and Primary School. It is related to the Cultures, Languages and Technologies in Education line of research, Graduate Program - Master in Education, La Salle University. It is characterized as a case study of qualitative approach. The research aims to analyze how the ethical and aesthetic formation occurs in Kindergarten and Primary School according to optics/conception of the educators who work in these educational stages by establishing points in common and points of detachment between such conceptions and what is on the legal documents that give directions to the educational action in La Salle São João School, and the authors‘ beliefs that compose they base of the theoretical framework. The research was motivated by the relationships between education, ethics and aesthetics, which play an important role in education and, more specifically, in educational practices, being necessary to rethink the relations of everyday life. For this, a bibliographical research was made and the importance of the concepts of education, ethics and aesthetics was discussed. Furthermore, a case study was carried out at La Salle São João School, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in which a questionnaire was applied to the teachers. Data was presented and analyzed using Bardin's content analysis technique. Four analysis categories were established: Education as integral formation for living well; Ethical formation and common good; Aesthetic perception and creative imagination; and Pedagogical Practices and ethical-aesthetic formation. Finally, the data obtained by the theoretical framework, questionnaire and documentary analysis were triangulated, aiming to verify the possibilities of approximation of both legal provisions and teachers' performance, in order to provide formative experiences in the mentioned school, so that it becomes a space for aesthetic experience, leading the subject to a transformation with himself, with the others and with the world. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Estética pt_BR
dc.subject Processos Formativos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A formação ética e estética na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica: olhares docentes pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Casagrande , Cledes A. pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account