dc.contributor.author |
Leal, Andréa Ribeiro Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-08T16:23:34Z |
|
dc.date.available |
2018-02-08T16:23:34Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/771 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação apresenta uma análise dos itens: justificativa, objetivos, perfil do
egresso e perfil do curso, definidos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores
de Tecnologia ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul campus Porto Alegre, comparados com os incisos I, II, IV, V, VIII, IX
do Art. 6º, os III, IV, V e VI alínea “a” do Art. 7º da Lei 11.892/2008 em conjunto com as
concepções que orientaram a criação do IFs. Os estudos teóricos relacionados à
revisão de literatura somaram-se a análise de documentos institucionais como o PDI,
resoluções e a legislação vigente sobre o tema. O questionamento que conduziu a
elaboração desta pesquisa se traduz na resposta da seguinte pergunta: Os Projetos
Pedagógicos dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre
estão em consonância com as finalidades, objetivos e concepções que orientaram a
criação dos Institutos Federais a partir da promulgação da Lei 11.892/2008 que os
criaram? A pesquisa inicialmente apresenta o histórico da educação profissional no
Brasil, contextualizando a dualidade estrutural da educação nacional. Segue
discorrendo sobre a expansão da educação profissional tecnológica a partir da criação
dos Institutos Federais com a promulgação da Lei 11.892/2008. Em seguida, verifica a
consonância entre os PPC Tecnólogos em Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e
Sistemas para Internet com as finalidades, objetivos e concepções conceituais dos IFs.
Os resultados da pesquisa indicam que, a fim de se alcançar os objetivos da política de
Educação Profissional, os documentos institucionais deveriam estar mais conectados.
Considera-se parcial a consonância dos PPC com as finalidades e objetivos da lei.
Alguns dos conceitos e concepções que orientaram a criação dos Institutos Federais
sequer foram mencionados em algum dos PPC analisados. Observa-se que há
necessidade de reformulação dos projetos, para estarem em maior sintonia com a
proposta desta nova institucionalidade que são os Institutos Federais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation presents an analysis of the items: justification, objectives, egress profile
and course profile, defined in the Pedagogical Projects of the Superior Courses of
Technology offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, in comparison with items I, II, IV, V, VIII, IX of
article 6, III, IV, V and VI, item "a", of article 7 of Law 11,892 / 2008, together with the
conceptions that guided the creation of IFs.The theoretical studies related to the
literature review added up to the analysis of institutional documents such as the PDI,
resolutions and the current legislation on the theme. The questioning that led to the
elaboration of this research is reflected in the answer to the following question: The
Pedagogical Projects of the IFRS - Campus Porto Alegre Higher Education Courses are
in line with the purposes, objectives and conceptions that guided the creation of the
Federal Institutes from the promulgation of Law 11.892 / 2008 that created them? The
research initially presents the history of professional education in Brazil, contextualizing
the structural duality of national education. It goes on to discuss the expansion of
professional technological education since the creation of the Federal Institutes with the
enactment of Law 11,892 / 2008. It then verifies the consonance between the PPC
Technologists in Environmental Management, Management Processes and Internet
Systems with the purposes, objectives and conceptual conceptions of FIs. The results of
the research indicate that, in order to achieve the objectives of the Vocational Education
policy, institutional documents should be more connected. The consonance of the PPCs
with the purposes and objectives of the law is considered partial. Some of the concepts
and conceptions that guided the creation of the Federal Institutes were not even
mentioned in any of the PPCs analyzed. It is observed that there is a need to
reformulate the projects, in order to be more in tune with the proposal of this new
Institutionality, which are the Federal Institutes. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 11.892/2008 |
pt_BR |
dc.subject |
Institutos Federais |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos Superiores de Tecnologias |
pt_BR |
dc.title |
Cursos superiores de tecnologia do IFRS - Campus Porto Alegre: análises da sua institucionalização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pauly, Evaldo Luis |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |