Esta Tese tem como temática investigativa o Imaginário Social na Educação de Surdos em
relação à surdez, gênero e sexualidade. Esta investigação faz interface entre as Linhas de
, Educação e
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O
Imaginário Social se refere a um sistema de significações que toda a sociedade possui. Referese,
portanto, à dimensão simbólica, visto que o imaginário se utiliza deste para manifestar-se
traduzindo as crenças, os mitos e as concepções implícitas existentes (Castoriadis,1982). Nesta
perspectiva, insere-se nos Estudos Culturais (Silva, 2000), Estudos Surdos (Skliar, 2013;
Thoma, 2016; Lopes, 2007) e Estudos de Gênero (Lebedeff, 2010; Louro, 2014; Quaresma da
Silva, 2012). Apresenta como problema de pesquisa: quais discursos, em relação à surdez,
gênero e sexualidade vêm influenciando o imaginário social de docentes de uma Escola de
Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos no sul do Brasil e suas implicações nas práticas
pedagógicas? Tem como objetivo geral investigar o imaginário social, das/os docentes, em uma
Escola Bilíngue, e suas concepções em relação à surdez e às pessoas surdas, à gênero e à
sexualidade e o reflexo nas práticas pedagógicas, bem como verificar como as/os discentes
surdas/os se percebem em relação às temáticas. Trata-se de uma pesquisa de cunho híbrido com
abordagem quali-quantitativa, desenvolvida em duas fases, na primeira um estudo de caso,
utilizando entrevistas reflexivas e observações para a coleta de informações e análise através
da grounded-theory. E na segunda, a análise estatística de questionários estruturados através do
software SPSS 24.0. Após as análises constatou-se que: participantes concordam que a Língua
de Sinais é muito importante, no entanto, o grupo de discentes afirma usá-la muito pouco nas
interações com a família; os grupos afirmam que a escola, às vezes, discute sobre gênero e
sexualidade; há indícios de um silenciamento em relação aos temas sexualidade, gênero e
diversidade; colaboram para tais obstáculos a falta de formação acadêmica e o imaginário
cultural e historicamente construído. Neste sentido, as dificuldades não se fixam somente no
espaço da escola bilíngue para surdos. Acredita -se na necessidade de mudança, não apenas nos
textos legais, nos modos de nomear os outros diferentes, mas na maneira de olhar as pessoas, e
as diferentes formas de expressão e comunicação. É inegável e inevitável recomendar o
planejamento de intervenções/formação para que os profissionais da educação se sintam mais
seguros para realizar um trabalho de promoção e qualidade de vida dos/as discentes surdos/as.
Recomenda-se, portanto, a organização de políticas públicas que deem conta das
especificidades das pessoas surdas, ressaltando a importância de, ao pensar o processo
educativo, é essencial organizá-lo a partir da condição bilíngue de tais pessoas.
The Thesis has as its investigative theme the Social Imagery inside the Education of the Deaf
related to deafness, gender and sexuality. This investigation interacts between research lines
from the postgradua
Imagery refers to a system of significance from the society. Therefore, it refers to a symbolic
dimension since the imagery draws on it to manifest itself translating beliefs, myths and the
existent implied conceptions (Castoriadis, 1982). On this perspective, it is part of Cultural
Studies (Silva, 2000), Deaf Studies (Skliar, 2013; Thoma, 2016; Lopes, 2007) and Gender
Studies (Louro, 2014; Quaresma da Silva, 2012). The thesis presents as a research problem:
which discourses, related to deafness, gender and sexuality are influencing the social imagery
of teachers in a Bilingual Elementary School for the Deaf in the South of Brazil, and its
implications on pedagogical practices? The general objective is investigate the social imagery
from the teachers in a Bilingual School, and its conceptions related to deafness and deaf people,
gender and sexuality and the reflection on pedagogical practices, as well as verify how deaf
students understand themselves regarding to the topic. It is a hybrid research with a qualitative
and quantitative approach, developed in two phases, in the first stage, a case study using
reflective interviews and observations for the data collection and analysis through the groundedtheory.
And in the second stage, the statistic analysis of questionnaires structured across the
SPSS 24.0 software. After the analysis, it was found that: participants agree that the Sign
Language is quite important, however, the group of teachers claim using too little on family
interactions; the groups state that the school, at times, discuss gender and sexuality; there are
indications of muzzling related to the topics of sexuality, gender and diversity; what contribute
to the barriers is the lack of academic formation and the social imagery historically built. On
this sense, the struggles are not only set in the place of the bilingual school for the deaf. We
believe in the need for change, not only in legal texts, or in the ways of naming others who are
different, but in the way we see people, and the different manners of expression and
f
interventions/formation so that the education professionals can feel more secure to perform the
work promoting quality of life to the deaf students. Therefore it is recommended public policies
organization to act upon the specificities of deaf people, emphasizing the importance of, when
thinking the educational process, it is essential to organize it as of the bilingual condition of
people.