DSpace Repository

A construção do conhecimento na disciplina de arte: práticas pedagógicas por meio das tecnologias móveis sem fio

Show simple item record

dc.contributor.author Raach, Adriana Beatriz Pacher pt_BR
dc.date.accessioned 2018-08-10T16:59:14Z
dc.date.available 2018-08-10T16:59:14Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/893
dc.description.abstract Esta dissertação investiga a construção do conhecimento durante práticas pedagógicas na disciplina de Arte, por meio das tecnologias móveis sem fio. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de PósGraduação em Educação, do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Como problema de pesquisa questionou-se: Como ocorre a construção do conhecimento na disciplina de Arte por meio de práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias móveis sem fio? O objetivo geral é analisar o processo de construção do conhecimento na disciplina de Arte, por meio de práticas pedagógicas, dando ênfase ao uso das tecnologias móveis sem fio. O estudo teórico no qual esta pesquisa é embasada contempla: Piaget e Freire (construção do conhecimento e prática pedagógica); Moraes e Barbosa (prática pedagógica); Santaella (mobilidade e tecnologias móveis sem fio); e Silva (salas de aula híbridas). Desta maneira, foram desenvolvidas práticas pedagógicas que proporcionassem a leitura, contextualização e o fazer artístico junto às tecnologias móveis sem fio, inseridas na abordagem triangular de Barbosa. A metodologia de pesquisa consiste no estudo de caso, sendo a análise dos dados de natureza qualitativa. O campo de pesquisa realizou-se em uma escola particular da Grande Porto Alegre/RS, onde a autora deste trabalho ministrou aulas da disciplina de Arte. Como reflexão sobre o problema de pesquisa, evidenciamos que a construção do conhecimento na disciplina de Arte ocorreu: a partir da ação cognitiva (fazer artístico); nas relações entre sujeito e objeto (exploração, pesquisa); por meio de recursos analógicos e digitais; na interação entre estudantes, professora e meio; na curiosidade, na reflexão e na crítica. No entanto, os estudantes apresentaram dificuldade em: compreender os recursos digitais no contexto dos processos educativos e na utilização dos mesmos para atividades artísticas; realizar ações de cooperação nas atividades em grupo. Com isso, ressaltamos a predominância do modelo de educação tradicional, não só no contexto escolar e na ação dos professores, como também na postura dos estudantes. Para tanto, é fundamental resgatar a abordagem triangular nas práticas pedagógicas da aula de Arte, inserindo as tecnologias móveis sem fio. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation looks into the construction of knowledge in the pedagogical practice in Art through mobile wireless technologies. The study is inserted in the Line of Cultural Research, Languages and Technologies in Education, of the Program of Post-Graduate Studies in Education, of the University Center La Salle - UNILASALLE. As a research problem a question has been raised: How does the construction of knowledge in Art through pedagogical practices that use mobile wireless technologies happen? The general objective is to analyze the process of constructing knowledge in Art, by pedagogical practices, emphasizing the use of mobile wireless technologies. The theoretical study in which this research is grounded comprises: Piaget and Freire (construction of knowledge and teaching practice); Morais and Barbosa (teaching practice); Santaella (mobility and wireless mobile technologies); and Silva (hybrid classrooms). This way, teaching practices that provide reading, contextualization and artistic work with mobile wireless technologies were developed, in Barbosa’s triangular approach. The methodology of research consists in the study of case, being the analysis of data qualitative. The research field was held in a private school of Porto Alegre / RS, where the writer of this work taught Art classes. As a reflection on the research problem, it was noticed that the construction of knowledge in Art occurred from the cognitive action (art making), the relationship between subject and object (exploration, research), through analog and digital resources; in the interaction among students, teacher and environment; and through curiosity, reflection and criticism. Students, however, had difficulty in: understanding the digital resources in the context of educational processes and their usage in artistic activities and, performing actions of cooperation in group activities. Thus, it was emphasized the evidence of the dominance of traditional educational model, not only in the school context and the action of teachers, but also in the students’ attitude. Therefore, it is important to bring back the triangular approach in teaching practices in the art classes by introducing mobile wireless technologies. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.subject Disciplina de Arte pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Abordagem triangular pt_BR
dc.subject Tecnologias móveis sem fio pt_BR
dc.title A construção do conhecimento na disciplina de arte: práticas pedagógicas por meio das tecnologias móveis sem fio pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Luciana pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account