dc.contributor.author |
Raach, Adriana Beatriz Pacher |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-10T16:59:14Z |
|
dc.date.available |
2018-08-10T16:59:14Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/893 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação investiga a construção do conhecimento durante práticas pedagógicas na
disciplina de Arte, por meio das tecnologias móveis sem fio. O estudo está inserido na Linha
de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de PósGraduação
em Educação, do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Como problema
de pesquisa questionou-se: Como ocorre a construção do conhecimento na disciplina de
Arte por meio de práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias móveis sem fio? O
objetivo geral é analisar o processo de construção do conhecimento na disciplina de Arte,
por meio de práticas pedagógicas, dando ênfase ao uso das tecnologias móveis sem fio. O
estudo teórico no qual esta pesquisa é embasada contempla: Piaget e Freire (construção do
conhecimento e prática pedagógica); Moraes e Barbosa (prática pedagógica); Santaella
(mobilidade e tecnologias móveis sem fio); e Silva (salas de aula híbridas). Desta maneira,
foram desenvolvidas práticas pedagógicas que proporcionassem a leitura, contextualização
e o fazer artístico junto às tecnologias móveis sem fio, inseridas na abordagem triangular de
Barbosa. A metodologia de pesquisa consiste no estudo de caso, sendo a análise dos dados
de natureza qualitativa. O campo de pesquisa realizou-se em uma escola particular da
Grande Porto Alegre/RS, onde a autora deste trabalho ministrou aulas da disciplina de Arte.
Como reflexão sobre o problema de pesquisa, evidenciamos que a construção do
conhecimento na disciplina de Arte ocorreu: a partir da ação cognitiva (fazer artístico); nas
relações entre sujeito e objeto (exploração, pesquisa); por meio de recursos analógicos e
digitais; na interação entre estudantes, professora e meio; na curiosidade, na reflexão e na
crítica. No entanto, os estudantes apresentaram dificuldade em: compreender os recursos
digitais no contexto dos processos educativos e na utilização dos mesmos para atividades
artísticas; realizar ações de cooperação nas atividades em grupo. Com isso, ressaltamos a
predominância do modelo de educação tradicional, não só no contexto escolar e na ação
dos professores, como também na postura dos estudantes. Para tanto, é fundamental
resgatar a abordagem triangular nas práticas pedagógicas da aula de Arte, inserindo as
tecnologias móveis sem fio. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation looks into the construction of knowledge in the pedagogical practice
in Art through mobile wireless technologies. The study is inserted in the Line of
Cultural Research, Languages and Technologies in Education, of the Program of
Post-Graduate Studies in Education, of the University Center La Salle -
UNILASALLE. As a research problem a question has been raised: How does the
construction of knowledge in Art through pedagogical practices that use mobile
wireless technologies happen? The general objective is to analyze the process of
constructing knowledge in Art, by pedagogical practices, emphasizing the use of
mobile wireless technologies. The theoretical study in which this research is
grounded comprises: Piaget and Freire (construction of knowledge and teaching
practice); Morais and Barbosa (teaching practice); Santaella (mobility and wireless
mobile technologies); and Silva (hybrid classrooms). This way, teaching practices
that provide reading, contextualization and artistic work with mobile wireless
technologies were developed, in Barbosa’s triangular approach. The methodology of
research consists in the study of case, being the analysis of data qualitative. The
research field was held in a private school of Porto Alegre / RS, where the writer of
this work taught Art classes. As a reflection on the research problem, it was noticed
that the construction of knowledge in Art occurred from the cognitive action (art
making), the relationship between subject and object (exploration, research), through
analog and digital resources; in the interaction among students, teacher and
environment; and through curiosity, reflection and criticism. Students, however, had
difficulty in: understanding the digital resources in the context of educational
processes and their usage in artistic activities and, performing actions of cooperation
in group activities. Thus, it was emphasized the evidence of the dominance of
traditional educational model, not only in the school context and the action of
teachers, but also in the students’ attitude. Therefore, it is important to bring back the
triangular approach in teaching practices in the art classes by introducing mobile
wireless technologies. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem triangular |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias móveis sem fio |
pt_BR |
dc.title |
A construção do conhecimento na disciplina de arte: práticas pedagógicas por meio das tecnologias móveis sem fio |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Backes, Luciana |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |