Este estudo busca analisar a comunicação entre professores e alunos por meio das tecnologias
de informação e comunicação. As tecnologias de informação e comunicação estão adquirindo
mais importância a cada dia, como é o caso dos recursos pedagógicos da escola. A partir disso
há um questionamento: como essas tecnologias atuam enquanto mediadoras da comunicação?
As tecnologias podem ser facilitadoras do diálogo professor-aluno, que não se trata de algo
fácil e natural. Nesse contexto de obstáculos e dificuldades, procura-se verificar o quanto
professores e alunos estão dispostos a esse novo desafio da educação, o de compreender e
utilizar as potencialidades que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oferecem
no ambiente escolar e, mais além, aplicando-as de forma crítica. A partir dessa discussão,
motivada pela experiência da autora como jornalista em uma instituição de ensino, a presente
investigação busca avançar no novo campo que nasce da intersecção entre a pedagogia e as
tecnologias de informação e comunicação, unindo conceitos da teoria da comunicação, da
educação, da educomunicação, da pedagogia da comunicação e de estudos sobre o
ciberespaço. Para investigar as dificuldades e oportunidades do uso das tecnologias como
mediadoras da comunicação entre professores e alunos, utilizamos dados da pesquisa
intitulada: TIC Educação 2011, publicada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) no Brasil
em 2012. Pela análise, buscamos traçar perfis e tendências de alunos e de professores quanto
ao uso do computador e da internet e suas afinidades com as novas tecnologias, estabelecendo
relações do uso da internet por alunos e professores com outras variáveis, como região, rede
pública ou particular e renda, e comparar hábitos e atividades de alunos e professores na
internet, bem como habilidades e capacitação. É possível evidenciar, então, ampla presença
das tecnologias de informação e comunicação na escola e no cotidiano de alunos e
professores, assim como o reconhecimento dos docentes sobre a importância de aplicação das
TICs na escola. O que se verifica é que as TICs são ainda pouco utilizadas na escola com o
intuito da comunicação. Além disso, são vistas como ferramentas de armazenamento e
transmissão de informações, sem constituir qualquer mudança no paradigma educacional. É
proposto, nesse contexto, uma visão crítica das TICs, baseada em seus aspectos colaborativos
e comunicativos, que contemple sua utilização como prática dialógica para a construção
coletiva do conhecimento, remetendo o leitor à pedagogia de Freire.
This study intend to analyze the communication between teachers and students through
information and communication technologies. The information and communication
technologies are increasingly gaining importance as teaching resources of the school, but we
question: how these technologies act as mediators of communication? The technologies can
make easier the teacher-pupil dialogue, which we know is not easy and natural. In this context
of obstacles and difficulties, we checked how teachers and students are ready for this new
challenge of education which is to understand and use the potential offered by ICTs in the
school environment and beyond applying them critically. With this discussion, motivated by
the author's experience as a journalist in an educational institution, the research tries to
advance the new field that is born of the intersection between pedagogy and information
technologies and communication, linking theory concepts of communication, education,
educommunication, pedagogy of communication and studies on the cyberspace. To
investigate the difficulties and opportunities of using technology to mediate communication
between teachers and students, we use data from the survey ICT Education 2011, published
by the Brazilian Internet Steering Committee (CGI.br) in Brazil in 2012. For the analysis, we
try to provide a profile and trends of students and teachers in the use of computers and the
internet and affinity with new technologies, establish relationships of Internet use by students
and teachers with other variables, such as region, public or private system, income, and
compare habits and activities of students and teachers on the internet, as well as skills and
training. We observed, then, widespread presence of information technology and
communication in school and daily life of students and teachers as well as the recognition of
teachers about the importance of application of ICTs in school. What it appears is that ICT is
still little used in school with the purpose of communication and are seen as tools for storage
and transmission of information, without constituting any change in educational paradigm.
We propose, in this context, a critical view of ICTs, based on collaborative and
communicative aspects, covering its use as a dialogical practice for the collective construction
of knowledge, referring us to the pedagogy of Freire.