dc.contributor.author |
Trentin, Elisangela Krafchinski |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-14T16:33:05Z |
|
dc.date.available |
2018-08-14T16:33:05Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/904 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa, de cunho teórico, focaliza a qualidade da educação, suas influências e
desafios para a gestão escolar frente às influências da dinâmica administrativopedagógica
das unidades escolares do município de Canoas, tendo como referência
a análise documental das respostas constantes no PDE-INTERATIVO. Foram
analisadas as respostas do questionário on line do PDE-Interativo, cujo principal
objetivo é o de auxiliar os gestores a fazer o "raio X” da escola, ou seja, conhecer a
situação atual e, a cada momento, tentar identificar os principais problemas e
desafios a serem superados. Para tanto, nesta pesquisa utilizamos as informações
presentes nas dimensões: Eixo- Resultados, dimensão 1 - Indicadores e taxas e
Eixo – Intervenção Direta, dimensão 4- Gestão, tema Direção e Processos. O estudo
apresenta como objeto de estudos o papel da gestão escolar em articulação com
a qualidade da educação, considerando as “equipes diretivas” como autores e atores
importantes na política educacional do município de Canoas/RS. Dialoga com
autores que problematizaram a gestão escolar e democrática, destacando os
autores tais como: Paro, Libâneo, Martins, e Colombo, dentre outros. No que se
refere à discussão sobre a qualidade da educação e indicadores de qualidade,
destacam-se os autores Veiga, Saviani, Bogdan, Botanni e Bonamino. Para as
reflexões sobre o papel dos gestores e o processo pedagógico das escolas,
buscamos Alarcão, Luck, Paro e Rangel. O referencial teórico resgata os
dispositivos legais, tanto nacionais como internacionais, que direcionam os
indicadores dos Sistemas de Avaliação que resultaram em diretrizes e políticas
públicas para a melhoria da educação pública, considerando que a atual conjuntura
da educação exige escolas com gestores capazes de liderar, assegurar que a escola
realize sua missão, articular a comunidade educativa na execução do projeto
educacional, com a perspectiva de uma gestão participativa da ação pedagógicoadministrativa,
e fomentar que os indicadores educacionais apresentados pelos
Sistemas de avaliação externa sirvam de projeções para uma reestruturação
educacional e a políticas públicas municipais com o foco na melhoria da qualidade
da educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The research, theoretical nature, focuses on the quality of education, their influences
and challenges for managing school forward to the influences of administrative and
pedagogical dynamics of school units in Canoas, with reference to the documentary
analysis of the responses contained in the PDE-INTERACTIVE. Were analyzed
survey responses online PDE-Interactive, whose main goal is to assist managers to
make the "X-ray" of the school, is, about the current situation and every moment, try
to identify the main problems and challenges to overcome, to this end, this research
used the information provided in the dimensions: Results-axis, size 1 - Indicators and
fees and Axle - Direct Intervention, size 4 - Management, theme and direction
Processes. The study shows how object studies the role of school management in
conjunction with the quality of education, considering the "management teams" as
authors and important political actors in education in Canoas/RS. Dialogues with
authors that approached educational and democratic management, highlighting
authors such as Paro, Libâneo, Martins, and Colombo, among others education and
quality indicators, highlight the Veiga, Saviani, Bogdan, and Botanni Bonamino
authors. For reflections on the role of managers and the educational process of
schools, seek Alarcão, Luck, Paro and Rangel. The theoretical rescues both national
legal provisions as international, that direct indicators of Assessment Systems
resulted in guidelines and policies for improving public education, considering the
current situation of education requires schools to managers able to lead, ensure that
the school to perform its mission, articulate educational community in the
implementation of the educational project, with the prospect of participatory
management of pedagogical and administrative action, and foster the educational
indicators presented by the external evaluation systems serve projections for an
educational restructuring and municipal policy with the focus on improving the quality
of education. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
PDE-interativo |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade da educação e gestão escolar na rede municipal de Canoas/RS: um estudo a partir do PDE-interativo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Ramirez, Vera Lúcia |
pt_BR |