dc.contributor.author |
Thiesen, Flávio Antônio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-14T17:32:15Z |
|
dc.date.available |
2018-08-14T17:32:15Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/905 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa, do tipo Estudo de Caso, tem como foco investigativo as concepções dos
professores que atuam nos cursos de Educação Profissional sobre a Experiência de
Aprendizagem Mediada no contexto da Metodologia SENAI de Formação com Base
em Competências. O estudo está fundamentado nos pressupostos teóricos de
Reuven Feuerstein, especialmente no que se refere à Experiência de Aprendizagem
Mediada, estabelecendo um diálogo com autores que discutem a temática em pauta.
O campo empírico do estudo foi composto por 34 Unidades Operacionais do SENAI
do Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Responderam o questionário
oitenta docentes que atuam nos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnicos de
Nível Médio, Qualificação Profissional, Iniciação Profissional, Aperfeiçoamento
Profissional, Especialização e Graduação – Ensino Superior. Para a análise dos
dados coletados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo. Tais dados foram
categorizados nos seguintes eixos temáticos: a) Presença dos fundamentos da
Experiência de Aprendizagem Mediada na ação educativa cotidiana; b) Relação
professor-aluno nos processos de ensino e aprendizagem; c) A aprendizagem
significativa; d) Mediação e avaliação da aprendizagem; e e) Necessidade de
formação continuada. Os achados do estudo indicam que: a) a mediação da
aprendizagem não é um assunto que seja de amplo domínio dos docentes do
SENAI-RS; b) as principais características do mediador citadas pelos docentes
foram: focar a aprendizagem; estabelecer desafios adequados ao nível dos alunos;
priorizar a aprendizagem significativa; estabelecer relações entre o conteúdo e a
prática. A pesquisa também identificou sugestões para que seja possível consolidar
a aprendizagem mediada no cotidiano da Educação Profissional no SENAI/RS. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The research, the type case study, is investigative focus the views of teachers who
work in professional education courses on the Mediated Learning Experience in the
context of SENAI Training Methodology Based Skills. The study is based on the
conceptual framework of Reuven Feuerstein, especially with regard to the
Experience Mediated Learning, establishing a dialogue with authors who discuss the
issue in question. The empirical field study consisted of 34 operating units of SENAI
of Rio Grande Regional Department South. Answered the questionnaire eighty
teachers who work in industrial training courses, Mid-Level Technical, Vocational
Training, Professional Initiation, Professional Development, Specialization and
Graduate - Higher Education. For the analysis of the collected data was used content
analysis technique. These data were categorized into the following themes: a) the
presence of the foundations of Mediated Learning Experience in everyday
educational activities; b) teacher-student relationship in teaching and learning
processes; c) The significant learning; d) Mediation and evaluation of learning; and e)
the need for continuing education. The findings of the study indicate that: a) the
mediation of learning is not a subject that is of broad field of SENAI-RS teachers; b)
the main mediator of the characteristics mentioned by teachers were: focus on
learning; set challenges appropriate to the level of the students; prioritize meaningful
learning; establish relationships between the content and practice. The survey also
identified suggestions so that you can consolidate learning mediated in Professional
Education every day at SENAI/RS. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência de aprendizagem mediada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial |
pt_BR |
dc.subject |
SENAI |
pt_BR |
dc.title |
A experiência de aprendizagem mediada no contexto da educação profissional |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |