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Educação, tecnologia e complexidade: um ensaio sobre as (im)possibilidades de saber/pensar na educação

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dc.contributor.author Silva, Jeferson Luís da pt_BR
dc.date.accessioned 2018-08-15T17:00:44Z
dc.date.available 2018-08-15T17:00:44Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/909
dc.description.abstract O presente trabalho tem sua origem na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e buscou sinalizar limites e possibilidades relacionadas ao saber/pensar na educação, a partir de uma reflexão de cunho eminentemente filosófico. Tendo como consequência um ensaio que contemplou dois modos distintos e sustentados pelo autor como complementares, de percepção e pensamento, um baseado no raciocínio tecnológico da engenharia e outro sob a perspectiva do senso comum enquanto possível espaço de negociação hermenêutica, sinalizando que, talvez, este último modelo, pautado na negociação, possa obter melhores resultados no ambiente educacional quando se busca enfrentar os temas ligados à complexidade, marca de nosso tempo. Para esta tarefa foi adotado como método, a lógica da abdução e o ensaio, onde se buscou maior flexibilidade de comunicação sem abdicar do rigor lógico. Este trabalho foi se constituindo tendo como referência diversas perspectivas em distintos autores, Baudrillard (1991), Bauman (2007), Benjamin (1994), Castells (2005), Lévy (2005), Maffesoli (2010), Postman (1994), Sennett (2014), entre outros. pt_BR
dc.description.abstract This study has its origin in the search line Cultures, Languages and Technologies in Education and sought signal limits and possibilities related to knowledge / thinking in education, from an eminently philosophic reflection. Resulting in an essay that included two different ways and sustained by the author as complementary, perception and thought, one based on technological reasoning engineering and another from the perspective of common sense as possible space of hermeneutics trading, signaling that perhaps this latest model, based on negotiation, can get better results in the educational environment when seeking face the issues related to complexity, mark of our time. For this task was adopted as a method, the logic of abduction and testing, which sought greater flexibility of communication without giving up the logical rigor. This study was constituted with reference to various perspectives in different authors Baudrillard (1991), Bauman (2007), Benjamin (1994), Castells (2005), Levy (2005), Meffesoli (2010), postman (1994), Sennett (2014), among others. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Filosofia da educação pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Complexidade pt_BR
dc.title Educação, tecnologia e complexidade: um ensaio sobre as (im)possibilidades de saber/pensar na educação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Ratto, Cleber Gibbon pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


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