dc.contributor.author |
Dreyer Netto, João Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-15T17:16:31Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T17:16:31Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/910 |
|
dc.description.abstract |
A dissertação “PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” propõe-se a
investigar as situações que envolvem alunos do Programa Nacional de Integração da
Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA), maiores de dezoito anos, no IFET, unidade de Porto Alegre, os quais foram
alijados do processo educativo convencional e que estão, portanto, impedidos, por não
portarem certificação ou diploma, de exercerem atividade pelas quais percebam melhor
remuneração devido à sua baixa escolarização e à inexistência de formação profissional
adequada, juntamente com as modificações sócio-profissionais vivenciadas pelos educando,
desde o ingresso à conclusão do PROEJA. O principal objetivo da pesquisa é analisar a
justeza e a justiça dessa política de inserção social através do ensino profissionalizante. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The dissertation “PROEJA”: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” proposes to
investigate the situation that involve studentes of The National Programme for Integration of
Professional Education to Basic Education the modality of education for youth and adults
(PROEJA), in IFET - Porto Alegre. These students are over eighteen years of age, were
excluded from the convencional educational process, are prevented, by not possessing a
certificate or diploma, from exercising better paid activities because of their low education
and lack of adequate professional training, and by the socio-professional changes experienced
by students, from the beginning to the completion of PROEJA. The main objetive of this
research is to analyze the correctness and justice of this policy of social insertion through
Professional education. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Inserção social |
pt_BR |
dc.subject |
PROEJA |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Justiça educacional |
pt_BR |
dc.title |
PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pauly, Evaldo Luis |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |