DSpace Repository

PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã

Show simple item record

dc.contributor.author Dreyer Netto, João Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2018-08-15T17:16:31Z
dc.date.available 2018-08-15T17:16:31Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/910
dc.description.abstract A dissertação “PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” propõe-se a investigar as situações que envolvem alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), maiores de dezoito anos, no IFET, unidade de Porto Alegre, os quais foram alijados do processo educativo convencional e que estão, portanto, impedidos, por não portarem certificação ou diploma, de exercerem atividade pelas quais percebam melhor remuneração devido à sua baixa escolarização e à inexistência de formação profissional adequada, juntamente com as modificações sócio-profissionais vivenciadas pelos educando, desde o ingresso à conclusão do PROEJA. O principal objetivo da pesquisa é analisar a justeza e a justiça dessa política de inserção social através do ensino profissionalizante. pt_BR
dc.description.abstract The dissertation “PROEJA”: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” proposes to investigate the situation that involve studentes of The National Programme for Integration of Professional Education to Basic Education the modality of education for youth and adults (PROEJA), in IFET - Porto Alegre. These students are over eighteen years of age, were excluded from the convencional educational process, are prevented, by not possessing a certificate or diploma, from exercising better paid activities because of their low education and lack of adequate professional training, and by the socio-professional changes experienced by students, from the beginning to the completion of PROEJA. The main objetive of this research is to analyze the correctness and justice of this policy of social insertion through Professional education. pt_US
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Inserção social pt_BR
dc.subject PROEJA pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Justiça educacional pt_BR
dc.title PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Pauly, Evaldo Luis pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account