dc.contributor.author |
Silva, Juliano Corrêa da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-15T17:34:15Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T17:34:15Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/912 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação de mestrado trata de um Estudo de Caso sobre a Formação de
Professores que ministram Disciplinas a Distância no Ensino Superior de uma Instituição
de Ensino Superior Comunitária da Região Metropolitana de Porto Alegre. Esta dissertação
se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do
Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle
(UNILASALLE). Nesta dissertação é usado o conceito de professor online, que é definido
por Paloff e Pratt (2004) como aquele professor que congrega cumulativamente os papeis
de professor e de tutor para atuar dentro da Educação a Distância. O objetivo geral desta
investigação é identificar como ocorre a formação dos professores online para atuarem nas
disciplinas ministradas através da modalidade semipresencial via Educação a Distância,
dentro dos cursos superiores presenciais da Instituição de Ensino Superior em foco. Para
tanto, autores como: Paloff e Pratt, Gauthier et al., Nóvoa, Josso, Tardif, Lévy, Freire,
Zabala, Contreras, Pimenta, Mercado et al., entre outros, fundamentam este trabalho. Foi
usada a abordagem metodológica qualitativa com objetivo exploratório, tendo como
procedimento técnico um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário aplicado aos professores online atuantes nos cursos superiores presenciais em
disciplinas a distância. O tratamento dos dados seguiu a análise textual discursiva proposta
por Moraes e Galiazzi. Os resultados evidenciam que a formação de professores que
ministram disciplinas a distância na Instituição de Ensino Superior Comunitária da Região
Metropolitana de Porto Alegre em questão se dá preponderantemente pela educação
continuada, não contemplando a formação inicial todos os elementos essenciais para o
desempenho da função de professor online na EAD. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This master's thesis addresses a case study on the education of professors who teach higher
education distance courses at a Community Higher Education Institution in Greater
Metropolitan Porto Alegre. This thesis belongs to the line of research Professor Education,
Educational Theories and Practices of the Graduate Program in Education at the La Salle
University Center (UNILASALLE). This thesis employs the concept of the online
professor, which is defined by Paloff and Pratt (2004) as the professor who cumulatively
comprises the roles of professor and tutor to perform within Distance Education. The
general objective of this investigation is to identify how professor education takes place
online to teach in courses provided through the mixed modality via Distance Education,
within on-campus higher education programs of the Higher Education Institution in focus.
To this end, authors such as: Paloff and Pratt, Gauthier et al., Nóvoa, Josso, Tardif, Lévy,
Freire, Zabala, Contreras, Pimenta, Mercado et al., among others, form the foundation of
this study. A qualitative methodological approach with an exploratory objective was used,
using the technical procedure of the case study. The data collection instrument was a
questionnaire applied to online professors teaching in on-campus higher education
programs in distance courses. The data were analyzed according to the textual discourse
analysis proposed by Moraes and Galiazzi. The results evidence that the education of
professors who taught distance courses in the Community Higher Education Institution in
question in Greater Metropolitan Porto Alegre is primarily carried out through continuing
education, not considering in the initial education all essential elements for performing as
an online professor in DE. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professor online |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a Distância |
pt_BR |
dc.subject |
EAD |
pt_BR |
dc.subject |
Semipresencial |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo de caso sobre a formação de professores que ministram disciplinas a distância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Felicetti, Vera Lucia |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |