dc.contributor.author |
Cheruti, Luciana Josélia Corrêa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-15T17:58:13Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T17:58:13Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/913 |
|
dc.description.abstract |
Esta investigação, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias
e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro
Universitário La Salle - Unilasalle – tem como objetivo analisar a correlação entre os
aspectos legais, as orientações do MEC e a prática da alfabetização, em uma turma
de 1° ano, numa escola da rede pública municipal de Novo Hamburgo/Rio Grande
do Sul. Os principais aportes teóricos utilizados advêm de autores como Piaget
(1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2000),
Soares (2003), Nóvoa (2006) e Arroyo (2007). Este estudo tem cunho metodológico
qualitativo, optando-se pelo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em uma
escola de ensino público municipal, por meio de entrevista semiestruturada,
observações e anotações no diário de campo. A análise dos dados foi realizada
tendo como base a análise de conteúdo proposta por Bardin (1988). Ao longo da
pesquisa, verificou-se que há lacunas entre os discursos e a prática da alfabetização
no ensino fundamental. Percebeu-se a inquietude da professora em priorizar a
alfabetização através da ludicidade. Também se evidenciou uma preocupação por
parte da educadora no que diz respeito às dificuldades encontradas no que
concerne às diferenças sociais e ao acesso ao universo letrado das famílias,
acarretando impasses para a evolução da aquisição da leitura e da escrita.
Entretanto, constatou-se que, apesar da escola oportunizar condições tanto em
termos ambientais quanto de recursos de ensino, os mesmos não foram utilizados
de forma a explorar toda a gama de possibilidades que apresentavam. Concluiu-se,
ao longo da pesquisa, que há lacunas entre os discursos e o fazer pedagógico, bem
como um distanciamento entre a teoria e a prática da alfabetização no ensino
fundamental. Devido a esses entendimentos, nota-se que muito se tem a pesquisar
e a refletir sobre o assunto, e que mais estudos sobre o tema devam ser realizados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study is inserted in a research line called “Teachers formation, teaching practice
and theory” of the postgraduate program in education of La Salle University and
analyzes the correlation among the legal aspects, MEC (Ministry of Education and
Culture) guidelines and the literacy practice, in the first year of an elementary school
in the city of Novo Hamburgo. The main theoretical contributions used, come from
authors such as: Piaget (1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky
(1999), Mortatti (2000), Soares (2003), Nóvoa (2006) and Arroyo (2007). This work
has a qualitative methodological nature, using a case study. The data collection has
taken place in a public school in the city of Novo Hamburgo, through semi-structured
interviews, observations and notes in a field diary. The data analysis was carried out
based on analysis proposed by Bardin (1988). During the research, it has been
verified that there is a gap between the speech and the literacy practice in regards to
the elementary school. It was perceived the attention of the teacher in prioritize the
literacy process through playfulness. It was noticed that the teacher emphasizes
what regards to the social disparities and to the families literacy universe leading to
difficulties to the acquisition of reading and writing material. However, it was found
that although the school gave the resources and a good ambience they were not
used in a way to explore the whole opportunities that they gave. It was concluded,
along the research, that there are plenty of gaps between the speeches and the
pedagogical actions, as well as a detachment between the theory and literacy
practice in the elementary school. Due to these understandings, it follows that there
is still a lot to be searched and reflected about the subject, and that more studies
concerning these matters should be carried out. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Aspectos legais |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
A prática de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Denise Regina Quaresma da |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas/RS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |