dc.contributor.author |
Metz, Magali Ildomar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-08-15T18:51:30Z |
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dc.date.available |
2018-08-15T18:51:30Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/916 |
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dc.description.abstract |
O presente estudo tem como tema analisar o bem-estar docente em uma Instituição
de ensino técnico privado. Além de descrever a amostra, esta pesquisa busca
apresentar os fatores geradores de bem-estar docente, bem como as estratégias
utilizadas pelos educadores como enfrentamento de possíveis fatores geradores de
mal-estar. A base desta pesquisa situa-se na saúde, a partir da avaliação dos
sentimentos e emoções docentes percebidas pelos educadores a partir dos afetos
positivos, afetos negativos e satisfação de vida. Participaram da pesquisa, 63
educadores, sendo 30 educadores dos Cursos Técnicos do eixo Administrativo e 33
educadores do Curso Técnico em Informática. A metodologia utilizada foi do tipo
misto, com a utilização, na parte quantitativa, da Escala de Bem-estar Subjetivo
formada pelas Escalas de Afetos Positivo e Afeto Negativo e escala de Satisfação de
Vida. A parte qualitativa foi realizada por entrevistas semi-estruturadas com 04
educadores, sendo 02 educadores do curso Técnico em Informática e 02
educadores do curso Técnico do eixo Administrativo. Para a análise dos dados da
parte qualitativa, foi utilizada a grounded-theory, ou Teoria Fundamentada nos
Dados, que permite a produção de uma teoria a partir da experiência estudada
(STRAUSS; CORBIN, 2008). O levantamento dos resultados qualitativos trouxe
como fatores de expressão de insatisfação o ambiente físico e relacional,
insegurança financeira e o não reconhecimento e aprovação por parte da Instituição.
No entanto, foi evidenciado como fatores gerados de satisfação, ainda na parte
qualitativa: o aprendizado, reconhecimento e aprovação dos estudantes, a busca
mútua do conhecimento: ensino-aprendizagem. Estes resultados positivos foram
corroborados a partir da constatação de dados de Satisfação de Vida revelada pela
presença de maior número de itens pertencentes aos afetos positivos do que aos
afetos negativos apresentados pela análise dos dados quantitativos deste estudo.
Como conclusão desta investigação e integração dos estudos realizados, destaca-se
que o bem-estar docente pode ser construído pela ação dos próprios educadores e
que de tal construção pode advir indícios de proteção a partir de melhorias do
ambiente escolar para a superação de fatores geradores de mal-estar. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study is intended to analyze teachers’ well-being in a private vocational
school. In addition to describing the sample, this research aims to introduce the
factors underlying teachers’ well-being, as well as the strategies used by educators
when dealing with the factors underlying distress. This research draws insights from
Health Studies, from the assessment of feelings and emotions felt by teachers from
both positive and negative affections and life satisfaction. 63 educators, out of which
30 taught at the Vocational Program in Business Administration, and 33 taught in the
IT Program, decided to participate in this investigation. A Mixed-type methodology
was used, using the range of quantitative subjective well-being formed by scales of
positive and negative Affections and life satisfaction scale in a quantitative way. The
qualitative part was performed by Semi-structured interviews with 04 educators 04,
out of which 02 teaching in the IT Program and 02 others teaching in the Business
Administration program, were used as part of the qualitative method.. The groundedtheory,
or theory based on data was used for the qualitative part data analysis; such
method enables the production of a theory from experience studied (STRAUSS;
CORBIN, 2008). The survey of qualitative results has shown physical environment
and relational, financial insecurity and the non-recognition and approval by the
institution as factors leading to dissatisfaction. However, the following factors account
for satisfaction, qualitatively: learning, recognition and approval of students, the
mutual search of knowledge: teaching and learning. These positive results were
supported from the findings of life satisfaction data revealed by the presence of a
greater number of items belonging to the positive affection that the negative affection
of the quantitative data analysis presented in this study. As a conclusion of this
investigation and integration of study conducted, teachers’ well-being can be built
through the action of educators and that such construction can lead to evidence of
protection from environmental improvements to school to overcoming factors
generators of distress. |
pt_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Centro Universitário La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Bem-estar |
pt_BR |
dc.subject |
Mal-estar |
pt_BR |
dc.subject |
Felicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino técnico privado |
pt_BR |
dc.title |
Bem-estar docente em ambiente educativo de ensino técnico privado |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Yunes, Maria Ângela Mattar |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de pós-Graduação em Educação (PPGEdu) |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Giacomoni, Cláudia Hofheinz |
pt_BR |